Milhares de pessoas prestigiaram a inauguração oficial do oyster bar, restaurante e peixarias, realizada na terça-feira, 14, pelo prefeito Fernando Jordão. A Praça Duque de Caxias no Centro da cidade com seus quatro mil metros quadrados, está de cara nova. Ela sofreu interferência urbanística. O mercado quadrado onde eram comercializados diversos tipos de produtos foi demolido e foram feitas doação de novas barraquinhas de alumínio para os feirantes. O mercado redondo, utilizado pelos pescadores para o comércio de peixe, foi revitalizado. O prédio da Casa Larangeiras também está sendo restaurado. Ele dará lugar a um centro cultural oferecendo espaço para comércio de produtos artesanais. Todo o complexo será inaugurado no dia 12 de dezembro com uma grande festa para a população.
Mas as mudanças não param por aí. O prefeito anunciou que está negociando com a Companhia Docas do Rio de Janeiro a área em frente à praça, onde funciona o retroporto do Porto de Angra dos Reis.
-Este é um dos lugares mais bonitos de Angra dos Reis, um pedaço da nossa história está aqui. Não podemos ter mais a cidade fechada por muros. Estamos realizando um estudo para transferir o retroporto para a Japuíba, para uma área com estocagem maior em dez vezes que a daqui do Centro. Sabemos da importância para os portuários da movimentação de cargas, mas não podemos atrapalhar o desenvolvimento urbano do Centro, - disse o prefeito que pretende derrubar os muros que cercam o espaço abrindo ainda mais o Centro para o mar.
O oyster bar e restaurante oferecerá peixes e frutos do mar no primeiro andar da construção. No primeiro andar foram instalados boxes para 16 pescadores. As novas peixarias também beneficiarão mais oito novos permissionários, totalizando 24 pescadores.
Além da entrega do oyster bar, o prefeito acionou simbolicamente o terceiro módulo da internet sem fio implantado na Praça Duque de Caxias. O acesso ao serviço é gratuito através de conexão sem fio (Wi-Fi) a qualquer hora do dia e da noite por meio de notebook, celulares e pad`s. O sistema inicialmente foi implantado em outros dois pontos no Cais de Santa Luzia e na Praça Amaral Peixoto (do Porto). O quarto módulo será instalado na Japuíba. A intenção é expandir para outros pontos do Município.
-Estamos dando o primeiro passo para sermos uma cidade digital. Até 2010 teremos internet gratuita em todo o Município, - avisou o secretário de Integração Governamental, Roberto Peixoto.
A Prefeitura ainda está testando um sistema de monitoramento por câmeras destinado à segurança pública, patrimonial e trânsito do município. Elas foram instaladas na Praça Duque de Caxias, Cais de Santa Luzia e entorno da Escola Municipal Cleusa Jordão, na Japuíba. O sistema foi implantado pela Secretaria de Integração Governamental, através da Subsecretaria de Informática.
O sistema funcionará em parceria com a Polícia Militar, Defesa Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, Coordenadoria de Vigilância Patrimonial e Diretoria de Transporte Público e Trânsito da Prefeitura, através de um Sistema de Monitoramento Eletrônico de Segurança Pública e Trânsito.
Segundo o secretário de Integração Governamental, Roberto Peixoto, toda estrutura funcionará no Centro de Administração de Crises, Segurança e Tráfego (CACST), que está sendo construído na sede da Defesa Civil Municipal, no São Bento. A intenção é prestar serviços de prevenção e pronto-atendimento mais rápido e mais qualificado para toda a população.
Com o Sistema de Monitoramento Eletrônico de Segurança Pública e Trânsito será possível visualizar em tempo real os pontos críticos associados ao tráfego urbano e segurança pública.