A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2008 realizada em Angra dos Reis pela Prefeitura através da Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação com apoio da Eletronuclear está terminando nesta sexta-feira, dia 24. Durante esta semana, o Cais de Santa Luzia foi palco para as ações de promoção, divulgação e debates sobre temas e assuntos de ciência e tecnologia que tomaram conta de todo o país. Uma programação extensa que incluiu oficinas, palestras e exposições tratou de temas como a evolução da vida, da seleção natural, de evolução social e da biodiversidade biológica, ambiental, étnica e cultural a partir dos conhecimentos diversificados da ciência.
Em Angra, a Prefeitura, além de realizar o evento, incentivou a participação dos alunos da rede municipal residentes no continente e também nas ilhas, cuidando do transporte e lanche desses alunos durante a visita aos estandes.
Com o tema “Evolução e Biodiversidade”, o evento trouxe várias atividades para a população, em especial crianças e jovens, em torno de atividades que valorizam a inovação e a criatividade.
A Semana de Ciência e Tecnologia aconteceu entre os dias 22 e 24 no Cais de Santa Luzia e no Espaço Eletronuclear no Centro. O evento apresentou palestras como “Diversidade Energética - Matriz Energética Brasileira e Tendências Evolutivas” da Eletronuclear, “Palmito Pupunha - Uma alternativa sustentável“ da Secretaria Municipal de Agricultura e “Propostas e Soluções para Promoção, Prevenção e Tratamento da saúde bucal” da Secretaria de Saúde, dentre várias outras.
Na quarta-feira, dia de abertura do evento, houve exposições e atrações como a apresentação da Banda Municipal Maestro Galloway, a pré-estréia do filme “Quem foi que Disse?” - Prof. Luiz Antônio (UFF) e o III Campeonato de Xadrez. As crianças participaram com entusiasmo disputando em quatro categorias: de 8 anos a 10 anos; de 10 anos a 12 anos; de 13 anos a 15 anos e acima dos 16 anos. Os vencedores dessas categorias ganharam troféus e medalhas.
No dia 23 foi a vez das escolas da rede pública municipal apresentarem seus projetos na III Feira de Matemática que reuniu alunos do continente e da Ilha Grande. Na oportunidade, os alunos assistiram ao espetáculo “Jornada Incrível” que aborda a questão da ciência de uma forma poética e simplificada. As palestras no segundo dia de evento foram: “Energia Solar - Uma perspectiva Sócio-Ambiental” da Secretaria de Meio Ambiente, “Programa Formação de Jovens Empreendedores” - Sebrae, “Qualidade da Água” - SAAE e “Empreendedorismo com Softwares Livre” da UFRJ.
Também aconteceram exposições como a de “Proteção Radiológica e Proteção Nuclear”; “A Diversidade de Alimentos do Povo Brasileiro e Técnicas de Prevenção e Combate a Incêndio”. Outras palestras foram ministradas para o público no Espaço Eletronuclear como as que aconteceram na quarta-feira: Promovendo a Saúde da Família, com o professor do Curso de Pós-graduação e Programa de Saúde da Família da UNIABEU para os profissionais da área de Saúde. Psicanálise e Educação: O desejo de saber, com o professor do Curso de pós-graduação e Especialização em Psicanálise e Educação da UNIABEU para profissionais da área de Educação.
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Angra termina nesta sexta-feira com a apresentação da Orquestra de Violões - SAS e da Cia de Teatro, além das palestras “Estratégias do IEDBIG, para produção de sementes de Vieiras” - Projeto POMAR e “Palmito Pupunha - Uma alternativa sustentável” - da Secretaria Municipal de Agricultura. As oficinas e exposições se encerram às 17h.