Dona Joana Azevedo dos Santos foi homenageada na manhã de sexta, dia 23, em frente a Igreja Matriz, através do Projeto Angra Salva sua Memória -Vida e Obra, realizado pela Fundação de Cultura de Angra dos Reis (Cultuar). Uma exposição de fotos mostrando a história de Dona Joana chamou a atenção dos populares que passavam pelo local e se encantavam com tanto conhecimento e lucidez da senhora com seus 94 anos.
O Presidente da Cultuar, Mário dos Anjos, assumiu perante aos presentes que será realizado o desejo de Dona Joana, em ver a restauração do altar da Igreja São José do Bracuí, da qual ela zelou por mais de 40 anos.
Joana Azevedo dos Santos, nascida em 30 de agosto de 1915, em Angra dos Reis,no Bracuí. Filha de Martiliano de Azevedo e Maria Dominga de Souza, ambos angrenses, Dona Joana casou-se aos 27 anos e teve três filhos. Ficou viúva e alguns anos depois casou-se novamente com José Domingos dos Santos, não tendo filhos com este, mas adotou dois filhos. Hoje ela tem 35 netos, 36 bisnetos e duas tataranetas.
Dona Joana sempre foi guerreira, pois sempre lutou pelas terras em que vive. Durante 45 anos foi parteira, atendeu muitas senhoras grávidas e que passavam dificuldades, chegou a fazer parto na estrada. Ela também fez por alguns anos de atendimentos voluntários de primeiros socorros para a comunidade do Bracuí. Mesmo sem saber ler e escrever conseguia solucionar os problemas do bairro com muito amor e ajuda de Deus.
No auge dos seus 94 anos de vida com muita coragem, apesar do peso da idade começar a aparecer, ela continua uma mulher forte, destemida e segunda ela toda esta força vem do céu e agradece a Deus por cada amanhecer e entardecer todos os dias.