Qualificação profissional

Curso de capacitação da Prefeitura forma 28 alunas no Perequê

Quarta-Feira, 05/11/2008 | .

Aconteceu nesta terça-feira, dia 04, a formatura do curso de Serviços Domésticos realizado pela Prefeitura através da Secretaria de Ação Social no Perequê. O curso foi aplicado pelo Centro de Referência e Assistência Social - CRAS e contou com a parceria da Eletronuclear, Pousada Aldeia do Mar e da Fundação Bezerra de Menezes.

As aulas foram ministradas pela equipe do SENAC com carga de cem horas de aulas práticas e teóricas onde as alunas receberam um conteúdo dividido em três módulos: Limpeza e Arrumação (32h), Serviços de Lavagem e Conservação de Roupas (16h), Serviços de Culinária (40h) e Conteúdos Gerais (12h).

O programa foi criado pelo CRAS para atender 60 mulheres em bairros como Bracuí, Frade e Perequê. Um dos objetivos do curso é dar valorização e qualificação aos profissionais que atuam em serviços gerais e domésticos.

- Esse curso veio dar qualificação e direcionar novos profissionais para o mercado de trabalho. Com isso, vamos criar oportunidades para essas mulheres trabalharem em condomínios, casas e até hotéis e pousadas. O CRAS identificou a falta de emprego formal e capacitação profissional e decidiu buscar através da qualificação a valorização dessas pessoas. Queremos oferecer autonomia para as famílias e garantir todos os seus direitos trabalhistas - disse a gerente de Serviço Social Cássia Marques.  

 No dia 24 de setembro aconteceu a formatura da primeira turma do curso com 17 alunas do Bracuí. No Perequê, foram mais 28 alunas divididas em duas turmas, que participaram do curso no período de 27 de agosto a 22 de outubro. As aulas práticas aconteceram no auditório da Fundação Bezerra de Menezes e as práticas foram realizadas na Pousada Aldeia do Mar, onde as alunas puderam desempenhar vários tipos de tarefas.

Uma das mais animadas com a nova experiência era Solange Francisca Cardoso. Moradora do Perequê, ela garante estar preparada para assumir novos desafios após a conclusão do curso.

- Estou muito satisfeita em poder aproveitar essa oportunidade que o CRAS do Perequê nos proporcionou. O curso está me dando uma visão diferente sobre os nossos direitos trabalhistas e a importância da qualificação para o mercado de trabalho. Com certeza será um diferencial que vai abrir novas oportunidades de trabalho - garantiu Solange. 

Secretarias relacionadas: