No dia 18, às 18h, a Prefeitura, através da Fundação de Cultura de Angra dos Reis (CULTUAR), realiza a solenidade de inauguração do Espaço Cultural “Travessa dos Artistas”, no Calçadão Nelcir Bittencourt de Carvalho, também conhecido como Beco do Laveque, que a liga a Rua Coronel Carvalho à Rua Dona Antônia de Vilhena. A Travessa onde o Rio do Choro corria a céu aberto foi recuperada no início do primeiro Governo Fernando Jordão e agora está recebendo tratamento paisagístico com bancos, plantas e iluminação para abrigar o Espaço Cultural. Narciso Gonçalo, assessor da presidência da CULTUAR, lembrou que o nome oficial do espaço que tem 120 metros de comprimento não será trocado. O local será apenas revitalizado para receber o Espaço Cultural “Travessa dos Artistas”.
A revitalização da travessa traz duas vantagens: abre mais uma espaço para os artistas em Angra dos Reis, em especial para os artistas plásticos e humaniza a área afastando do local os mal feitores. Para abrigar as exposições artísticas serão instalados quatro painéis expositores iluminados com espaço para seis artistas apresentarem seus trabalhos ao mesmo tempo. As exposições coletivas acontecerão a cada 15 dias. Isso, no entanto, não impede que os artistas enviem seus projetos para serem avaliados pela CULTUAR.
Durante todo o dia 18, até a hora da solenidade, acontecerão manifestações artísticas no local, inclusive com música ao vivo. A idéia, para o futuro, é fazer um cobertura transparente das marquises e instalar dois pórticos um em cada entrada da Travessa dos Artistas, na Rua Coronel Carvalho e na Rua Dona Antônia de Vilhena.