A Coordenação de Vigilância Entomológica e Malacológica da secretaria de Saúde está tendo muito trabalho para atender solicitações e denúncias sobre o acúmulo de depósitos criadouros de focos do mosquito da dengue em diversas casas e terrenos em vários bairros. Além de realizar ações preventivas regularmente durante todo o ano, os agentes de controle de vetores estão tendo que atuar diretamente na limpeza de casas e terrenos onde a responsabilidade é dos proprietários.
Em alguns casos os moradores já foram notificados pelo acúmulo de depósitos e a presença de focos do mosquito, como é o caso de um imóvel localizado na rua Portugal no Frade e outro na rua Frei Inácio no Centro. O imóvel do Frade foi inspecionado na última quinta-feira, dia 06. Para retirar o lixo acumulado na casa foram necessários dois caminhões basculantes e 14 funcionários do Serviço Público, Vigilância Sanitária e da Coordenação de Vigilância Entomológica e Malacológica. Na casa da rua Frei Inácio no Centro, a situação não era diferente. O local estava tomado por vários tipos de dejetos como garrafas, latas e muito entulho e sujeira acumulando água parada. O morador também é reincidente e já foi notificado pela infração.
Os agentes precisaram do auxílio de um trator para retirar o material espalhado pelo terreno que fica em frente à Escola Estadual Nazira Salomão. A equipe da Coordenação de Vigilância Entomológica e Malacológica realizou além do recolhimento do material, aplicação de fumacê, larvicida e inseticida e tratamento da caixa d’água. O material retirado foi borrifado com inseticida e levado para o aterro sanitário no Ariró.
A equipe da Coordenação de Vigilância Entomológica e Malacológica está intensificando as ações de combate á dengue em todo o município. Os mutirões nos bairros seguem acontecendo às quartas-feiras e durante os finais de semana.