Começou nesta segunda-feira, a II Exposição Eco Manguezal realizada pela secretaria de Meio Ambiente através do Centro de Estudos Ambientais - CEA. A mostra fotográfica reúne trabalhos da AFOCAR e de alunos da rede pública municipal que apontam para a importância da preservação de manguezais e ecossistemas marinhos. A exposição acontece no CEA de 10 a 14 de novembro de 9h às 17h.
O Manguezal é um ecossistema de transição entre os ambientes terrestres e marinho. Sua riqueza biológica faz com que sejam berçários naturais. Quem vivencia as riquezas de um manguezal sabe o quanto é importante a sua preservação. Por isso, preocupada com as ações humanas que influenciam os ambientes costeiros, inclusive os manguezais, a Prefeitura, através do Centro de Estudos Ambientais - CEA, realiza este evento para sensibilizar as pessoas para a importância da preservação dos manguezais .
Além das fotos da AFOCAR, a exposição conta com trabalhos dos alunos da rede pública municipal produzidos em cartazes e maquetes que valorizam a questão ambiental e a vida nos manguezais.
A II Eco Manguezal vai promover nos dias 12 e 13, duas palestras com os biólogos do CEDERJ, Leonardo Neves e Cristiane Correa da Silva que irão ministrar as palestras “Ecologia dos Peixes de Manguezais” e Algas de Manguezais”. As palestras são gratuitas e serão realizadas no CEA às 20h. A exposição vai oferecer ainda apresentação dos vídeos educativos “Verde Violado” e “A Flor do Mangue”.
O evento vai reunir exposições de trabalhos escolares e acadêmicos, a exposição fotográfica Rally dos Manguezais da Associação Fotográfica e Cultural de Angra dos Reis – AFOCAR ( ambas entre os dias 10 e 14, a partir das 9h), a exibição dos vídeos: “A Flor do Mangue” e o “Verde Violado” (todos os dias do evento com sessões às 10h e 14h), e apresentação do teatro da Escola Municipal Áurea Pires da Gama “Vovó do Mangue” (dia 14, as 15h).