Todos contra a dengue

Prefeitura promove reunião com Associações de Moradores para tratar das ações de combate à dengue

Quarta-Feira, 12/11/2008 | .

Uma peça teatral encenada pelos Agentes de Controle de Vetores e Agentes de Combate à Endemias da Coordenação de Vigilância Entomológica e Malacológica da secretaria de Saúde é a mais nova arma no combate à dengue em Angra dos Reis. O projeto conta com o apoio da Cultuar, Secretaria de Esportes e Secretaria de Educação. O espetáculo “Todos Contra a Dengue” será apresentado nas escolas da rede pública municipal com objetivo de mobilizar toda a sociedade para atuar no combate ao vetor. A peça estreou nesta terça-feira, dia 11, durante uma reunião no Teatro Municipal Câmara Torres com a presença de representantes de associações de moradores e secretários de governo.

Estiveram presentes representantes das Associações de Moradores da Sapinhatuba I, II e III; Glória I; Ariró Floresta; Ariró; Village; BNH; Morro do Pérez; Jacuecanga; Nova Angra; Vila Histórica de Mambucaba; Nova Angra e Morro Santo Antônio. Durante a reunião foi apresentado um vídeo educativo produzido pela Fundação Oswaldo Cruz sobre o ciclo biológico do vetor e uma série de ações e conquistas realizadas no combate à dengue até o momento.   

  A reunião foi conduzida pelo secretário de Saúde Edson Miranda e pelo Coordenador de Vigilância Entomológica e Malacológica Leonardo de Freitas. Segundo Edson Miranda, a iniciativa busca firmar parcerias e levar informações às comunidades sobre as ações.

- O combate à dengue não depende só do poder público. Não estão faltando recursos, mas isso não é o suficiente. Especialistas garantem que mais da metade da eficácia depende da participação da população. Nosso objetivo é tornar as lideranças comunitárias uma extensão para as ações de combate à dengue nos bairros - afirmou o secretário de Saúde.

             Leonardo de Freitas frisou que o mais importante é a população tomar medidas básicas para manter baixa a densidade do vetor agora para que o mosquito não se prolifere no verão. Um dos principais cuidados nessa época é após as chuvas não deixar água parada.

            O vice-presidente da Associação de Moradores do Santo Antônio I Pablo Damázio apoiou a iniciativa e garantiu que vai começar agir imediatamente para evitar a proliferação do mosquito.

- Com uma atuação firme da população e as ações do poder público vamos vencer essa luta contra a dengue - disse Pablo.      

            A Prefeitura através da secretaria de Saúde tem realizado diversas ações conjuntas com as associações de moradores para dar continuidade ao combate à dengue. De janeiro a novembro deste ano, a Prefeitura trabalhou com a conscientização da população e no tratamento dos focos. Até o final do ano serão 186 agentes em ação. Neste período foram realizadas 340 mil vistorias, 150 mutirões de limpeza, além da instalação de cerca de 7.500 capas para caixa d’água. Foram feitas 443 aplicações de fumacê e retiradas mais de duas toneladas de entulhos de casas e terrenos baldios. Mais de 350 mil focos foram tratados e um trabalho intenso de orientação continua sendo realizado com distribuição de panfletos e peças informativas distribuídas durante as vistorias. A coordenação de combate à dengue mantém ainda um serviço de atendimento que já registrou e atendeu 2.263 sugestões e reclamações e promoveu mais de 70 palestras.

            A Prefeitura está dando continuidade às ações com mutirões de limpeza às quartas - feiras, finais de semana e feriados. Fechou recentemente uma parceria com o Sistema FECOMÉRCIO que veio reforçar a equipe da dengue. Está exibindo nas unidades de saúde o vídeo educativo desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz e está elaborando um selo para identificar residências sem focos do mosquito.

            A Secretaria de Saúde vem realizando desde 2007 o Levantamento de Índice Rápido - LIRA, para determinar a incidência do vetor no município. Conforme escala determinada pelo Ministério da Saúde que vai de 0 a 16%, o LIRA apontou que as ações em Angra dos Reis estão surtindo efeitos positivos classificando o município na qualidade de baixo risco.

 

Calendário de apresentação da peça Todos Contra a Dengue

 

 

Novembro

 

Dia 12

9 horas - Campo Belo - E.M. Mauro Sérgio da Cunha

10h30 - Enseada - E.M Frei João Moreira

14 horas - Vila Nova - E.M. Almirante Tamandaré

 

 

 

 

Dia 13

 

9 horas - Japuíba - E.M. Teresa Pinheiro de Almeida

10h30 - Japuíba - E.M.Cleusa Fortes de Jordão

14 horas - Banqueta – E.M. Orlando Gonçalves

 

 

 

Dia 14

 

9 horas - Belém - E.M. Princesa ISABEL

10h30 - Belém - E.M.Tânia Rita de O. Teixeira

14 horas - Gamboa - E.M. Prefeito Toscano de Brito

 

 

Dia17

 

9 horas - Morro da Cruz - E.M. Prefeito Francisco Pereira Rocha

10h30 - Sapinhatuba I - E.M. Antônio Joaquim de Oliveira

14 horas - Sapinhatuba II - E.M Professora Adelaide Figueira

 

Dia 18

9 horas - Morro do Peres - E.M Professor Antônio J. N. Jordão

10h30 - Morro da Glória - E.M. João Carolino dos Remédios

14 horas- Morro do Abel - E.M. Professor José Américo Lomeu Bastos

 

 

Dia 19

9 horas - Marinas - E.M. Frei Fernando Geurtse

10h30 - Bonfim - E.M. Alexina Lowndes

14 horas - Vila Velha - E.M . Maria Hercília C. de Castro

 

Secretarias relacionadas: