O primeiro laboratório de informática foi implantado na Escola Municipal Áurea Pires da Gama, no Bracuí. O prefeito Fernando Jordão inaugurou um dos seis laboratórios previstos para serem entregues nesta primeira etapa do Projeto “Ambiente Educacional Digital Integrado do Município de Angra dos Reis! - AEDI. A cerimônia aconteceu na segunda-feira, 24, com a presença da secretária de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Stella Salomão, secretários do governo, alunos e profissionais da escola.
A Prefeitura, através da Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com o Ministério de Educação, implantou este projeto que tem o objetivo de oferecer aos estudantes e educadores da rede municipal de ensino, aprendizado informatizado com acesso aos modernos meios digitais de informação.
Os laboratórios de informática fazem parte do Programa Nacional de Informática na Educação –ProInfo, que visa promover o uso da informática como ferramenta de aprendizado.
Cerca de 600 pessoas, entre alunos e profissionais da escola do Bracuí, usarão o laboratório que recebeu dez computadores e uma impressora. As máquinas receberam o programa Linux Educacional, um soft livre que é liberado gratuitamente com a finalidade do aprendizado educacional.
-Este projeto faz parte de mais uma parceria conquistada por esse governo que está oferecendo cidadania e respeito à população. Até o dia 31 de dezembro, final do mandato do prefeito Fernando Jordão, entregaremos mais cinco laboratórios, - falou a secretária Stella.
A Prefeitura, para abrigar o laboratório, teve que reformar uma sala e adequá-la para receber os equipamentos que estarão conectados a Internet. A escola do Bracuí também foi totalmente reformada, ganhou uma biblioteca e uma quadra de esportes toda coberta por uma tela de proteção.
-Temos que agradecer pelo carinho e o olhar especial que o prefeito sempre teve pela nossa escola. Ela cresceu imensamente e tem tudo que precisamos para cumprir como educadores o nosso papel social, - falou a diretora Marta Cristina Lima.
A Escola Municipal Áurea Pires da Gama tem 573 alunos e abriga da Educação Infantil ao nono ano do segundo segmento, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
-A escola é a continuação de nossa casa e por isso ela deve oferecer ensinamentos e também lazer. O laboratório faz parte desse processo educacional implantado por nós no Município que visa educar o cidadão, mas aliado a tudo isso, devemos oferecer as nossas crianças e jovens, lazer e esporte. A quadra é para isso. Eles devem utilizá-la também nos fins de semana. É melhor estarem aqui dentro da escola do que na rua, - falou o prefeito Fernando Jordão.
Os próximos laboratórios serão implantados na Escola Municipal Amélia Lage, Garatucaia, na quarta-feira, 26, às 10h. Na mesma data, só que às 15h, na Escola Municipal do Promorar, no Campo Belo. Na segunda-feira, 22, na Escola Municipal Tânia O. Teixeira, CIEP do Belém, às 11h30.