A Superintendência de Parques e Jardins realizou nesta quinta-feira, dia 27, a formatura da terceira turma do Curso de Jardinagem e Noções de Paisagismo que tem como objetivo capacitar e habilitar novos profissionais para a prática de jardinagem como fonte de renda ou mesmo para uso próprio. O curso teve início no dia 21 de outubro com carga horária de 20 horas divididas em aulas práticas e teóricas. Durante a cerimônia de encerramento do curso, a superintendente de Parques e Jardins Elizabeth Brito e arquiteta paisagista Carla Montenegro proferiram uma palestra sobre noções de paisagismo acompanhado por um café da manhã.
O curso abordou temas como: morfologia vegetal, fertilidade dos solos, irrigação e plantio, com ênfase para manejo de plantas e manutenção de jardim. Os participantes receberam certificados de conclusão do curso e poderão iniciar em uma nova profissão. Auxiliados pela equipe da Superintendência de Parques e Jardins, os alunos fizeram o plantio de um jardim na Praça 9 de Dezembro no Areal. Durante esta atividade prática, os alunos fizeram a limpeza da área e todo o preparo do solo para a execução do plantio do jardim.
A Superintendência de Parques e Jardins está engajada na promoção de ações que buscam a participação da população para colaborar na transformação da cidade. Segundo o Coordenador do Horto Municipal e instrutor do curso Cristiano Vítor da Silva, este curso teve um diferencial com a participação de alunos do CAIS e do Centro de Atenção à População de Rua.
- Além de proporcionar uma formação básica na área de jardinagem, estamos conseguindo fazer um trabalho de integração com essas pessoas que participam dos projetos sociais da prefeitura. Além disso, estamos capacitando também os próprios funcionários da Superintendência com a participação efetiva nos cursos - disse Criatiano.