Microônibus nas escolas

A nova frota vai transportar cerca de 300 alunos todos os dias

Sexta-Feira, 28/11/2008 | .

Três microônibus foram entregues pela Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação à população que necessita do transporte escolar. Eles foram comprados pela Prefeitura através do Ministério da Educação, pelo Programa Caminho na escola.  A Prefeitura pagou com recursos próprios R$114 mil por cada veículo A compra foi realizada por meio do Registro de Preços do MEC. No início do ano que vem chegarão mais cinco.
A cerimônia de entrega aconteceu na sexta-feira, 28, na Praça Nilo Peçanha, em frente à Prefeitura. Participaram do evento o prefeito Fernando Jordão, a secretária de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Stella Salomão, e secretários do governo, alunos e profissionais de educação, além da população em geral. Os alunos que estiveram na cerimônia voltaram para suas casas no novo meio de transporte.
-O Município tem investido maciçamente na questão do transporte escolar com o objetivo de garantir com qualidade e segurança o acesso e principalmente a permanência dos alunos nas unidades de ensino localizadas em áreas de difícil acesso. Aderimos ao Programa Caminho da Escola com o objetivo de adquirir esses microônibus. Não queremos que nossos alunos fiquem sem estudar, - falou a secretária Stella Salomão adiantando que foram economizados R$ 50 mil na compra de cada um.
Os micros são padronizados e preparados com bagageiros para acomodar o material escolar dos alunos. Além disso, ele possui assentos preferenciais para estudantes com deficiência ou mobilidade reduzida. Eles possuem 23 assentos cada um, e vão levar diariamente 287 alunos para as escolas municipais do Ariró, Bracuí, Sertão do Bracuí, Santa Rita II, Perequê, Água Santa e Vila Velha.
Hoje, a Prefeitura tem uma frota com sete kombis que transportam 420 alunos diariamente para todas essas localidades. De acordo com a secretaria Stella, esses veículos serão substituidos gradativamente pelos novos microônibus. Além dessa frota a Prefeitura investiu também no transporte de alunos portadores de necessidades especiais. Um microônibus, adaptado com elevador hidráulico para facilitar o transporte de alunos cadeirantes, e duas kombis transportam cerca de 50 alunos para as escolas do Município.
            -Vimos nesse programa do MEC à oportunidade de colocar em prática o nosso desejo de oferecer mais qualidade e segurança no transporte escolar. Por estarmos em dia com nossas obrigações financeiras pudemos ter acesso a esse programa. Tenho orgulho de estar prefeito e poder ajudar essas crianças que precisam do poder público, - disse o prefeito Fernando Jordão.

Secretarias relacionadas: