O artesanato com o osso da cavala depois de muitas décadas voltou a enfeitar as moradias das famílias de Angra dos Reis e a gerar renda para dezenas de moradores. O artesanato genuinamente angrense foi resgatado pela Prefeitura de Angra através da Turisangra que realizou diversos cursos gratuitos no município.
A entrega dos certificados acontecerá nesta sexta-feira, dia 5, às 19 horas, na Praça Duque de Caxias (Mercado Municipal) para 49 artesãos. O evento contará com exposição das imagens confeccionadas com o osso da da cavala e apresentação da lenda de Nossa Senhora da Conceição.
O artesanato é feito com osso da cabeça do peixe cavala. Depois de retirado, ele é limpo e pintado e depois colocado em pequeníssimos oratórios. Sua forma lembra a imagem de Nossa Senhora da Conceição.
O projeto foi iniciado em 2007 e teve continuidade durante todo o ano de 2008, com o objetivo de resgatar a riquíssima lenda de Nossa Senhora da Conceição e incentivar a geração de renda alternativa para as famílias da cidade.
Nesse período foram capacitadas 49 pessoas, que alem do artesanato, tomaram conhecimento da lenda e também, durante o curso, provaram e aprenderam a fazer o saboroso prato “Peixe com Banana”, comida típica local , disseminando o patrimônio imaterial (culinária e lenda)de Angra dos Reis.
As oficinas foram realizadas em vários bairros, como Bracui, Vila Histórica de Mambucaba, Centro, Lambicada e foram frequentadas principalmente por mulheres.
Para 2009, o Corredor Turístico da Estrada do Contorno está pleiteando ao Ministério da Cultura, um ponto de cultura voltado para gastronomia local e uma das ações será de armazenamento das cabeças de cavala a serem utilizadas pelos artesãos.