Brasileiro Canoagem Oceânica

Congresso Técnico no CEA neste sábado à noite abre programação do Campeonato Brasileiro de Canoagem Oceânica

Quinta-Feira, 11/12/2008 | .

 A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer e a ACOAR – Associação de Canoagem Oceânica de Angra dos Reis - com o apoio da CBCA - Confederação Brasileira de Canoagem – e da FEBRACAN – Federação Brasiliense de Canoagem Oceânica – promovem a partir deste sábado, 13, às 19h, no auditório do CEA(Centro de Estudos Ambientais), na Praia da Chácara, o Congresso Técnico do Campeonato Brasileiro de Canoagem Oceânica, evento que visa detalhar e dissipar quaisquer dúvidas em relação a prova que acontece no domingo, 14, na Praia Grande, às 8 horas, e que irá reunir os melhores canoístas do Brasil.
 Esse evento será uma oportunidade para que tecnicamente todos os cerca de 130 atletas que estarão no domingo competindo, tenham os esclarecimentos necessários quanto a segurança da prova, o trajeto e as explicações da carta náutica, que certamente irão dar mais tranqüilidade aos canoístas, fazendo com que eles tenham um excelente desempenho.
 A prova na Praia Grande terá um percurso de cerca de 18 Km e o trajeto para todas as classes de caiaques será costeiro, com os competidores passando bem próximos de algumas das belezas naturais da baía de Angra dos Reis(Praia Grande, Ponta do Adolfo, Tanguá, Tanguazinho, Eco Resort, Igrejinha da Ribeira, contorna a Ilha do Arroz e fazem o mesmo percurso de volta para a Praia Grande, local também de chegada). O Campeonato Brasileiro de Canoagem Oceânica também tem cunho comemorativo pela passagem do 16º aniversário de fundação da ACOAR que integra os canoístas angrenses, numa história de crescimento, organização e revelação de talentos deste esporte em Angra dos Reis e para o Brasil.
 Haverá premiação em medalhas personalizadas para os três primeiros canoístas de cada categoria e troféus para as cinco associações ou equipes com melhor classificação. A prova terá as seguintes categorias e classes: Júnior(entre 15 e 18 anos); Sênior(entre 19 e 34 anos); Máster(entre 35 e 44 anos) e Super Máster(45 anos completos ou mais). Serão nove classes com as seguintes composições: Classe I - Oceânico Individual/Masculino(Júnior, Sênior, Máster e Super Máster); Classe I – Oceânico Individual/Masculino Pontiac e Modificados(Open); Classe I – Oceânico Individual/Feminino(Open); Classe I – Oceânico Duplo/Masculino(Júnior, Sênior, Máster e Super Máster) Classe I – Oceânico Duplo Misto(Open); Classe II – Masculino(Open) e Classe III – Masculino(Open)/Feminino(Open). Entre os convidados – Caiaques de Descida/ Masculino(Open) e Classe Iniciantes – Masculino e Feminino(Open). Será permitido a participação de guarnições em caiaques duplos, porém não haverá marcação de pontuação para as suas associações ou equipes.
 
Participarão da prova canoístas de cinco estados e 16 cidades brasileiras
 
 Os atletas inscritos para a competição de domingo são oriundos dos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Distrito Federal e Minas Gerais envolvendo as cidades de Angra dos Reis, Santo Antônio de Pádua, Friburgo, Petrópolis, Rio de Janeiro capital, Niterói, São Paulo capital, Caraguatatuba, Santos, São Vicente, Cubatão, Belém, Brasília, Barbacena, Belo Horizonte e Aimorés. Ao todo são cinco estados e 16 cidades brasileiras. Entre os atletas de destaque no cenário brasileiro e até internacional que participarão da prova está o mineiro Sebastian Quatrin,   campeão pan-americano de Canoagem de Velocidade e técnico da Seleção Brasileira.
 A ACOAR será a equipe com o maior número de canoístas competindo na prova de domingo, total de 52, sendo 32 atletas participantes nas categorias e classes de maior experiência neste esporte e 20 na categoria iniciante, frutos da escolinha de canoagem oceânica da parceria entre a ACOAR e a Prefeitura de Angra.
 E um dos frutos e das muitas revelações de canoístas angrenses oriundos do trabalho desta escolinha é o atleta Luiz Wagner Pecoraro, de 15 anos, que ao mostrar seu talento em competições oficiais, foi ganhando espaço, e hoje é um orgulho para Angra dos Reis. Ele conquistou com o seu valor uma vaga na Seleção Brasileira de Canoagem de Velocidade na categoria Cadete K-1 e que em pouco tempo de treinamento e de integração com a sua equipe, já conquistou duas medalhas em campeonatos internacionais representando o Brasil, uma de ouro e outra de prata, sendo campeão sul americano. 
 E por acreditar no talento de nossos atletas e no trabalho sério e de qualidade feito pela ACOAR e que a Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer – estará fazendo no evento de sábado no CEA, a entrega oficial à ACOAR – Associação de Canoagem Oceânica de Angra dos Reis - dos equipamentos comprados pelo governo municipal, que ajudarão na manutenção do trabalho da escolinha de canoagem e do aperfeiçoamento técnico dos atletas, visando sempre uma performance cada vez melhor em futuras competições. Representantes da Prefeitura de Angra e ACOAR assinarão o Termo de Cessão destes equipamentos que reúnem oito caiaques, 10 remos, 30 coletes, 10 capacetes e 20 saias de cobertura contra respingos.
 
 
 

Secretarias relacionadas: