Uma cerimônia realizada na sexta-feira, 12, marcou a entrega das obras de eletrificação da Ilha Caieira, pelo Programa Luz Para Todos. O prefeito Fernando Jordão esteve presente com secretários de governo. Representantes do Ministério de Minas e Energia, da Eletrobrás, da Eletronuclear, de Furnas e da Ampla. Vereadores, o deputado Luiz Sérgio e moradores prestigiaram a inauguração da chegada da luz na ilha, que foi simbolicamente acesa através de um painel montado no local da cerimônia.
O Programa Luz para todos é um programa do governo federal, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia, operacionalizado pela Eletrobrás, e realizado em parceria com as concessionárias de energia elétrica, no caso de Angra foi a Ampla, cooperativas de eletrificação rural e governos estaduais.
O processo para levar energia a Caieira começou há seis anos. Em 14 de novembro de
Antes, em
O prefeito Fernando Jordão, que esteve acompanhando as obras de perto com representantes da distribuidora de energia Ampla desde o início a cerca de três meses, lembrou que o projeto de eletrificação da Ilha Caieira é uma reivindicação de cerca de 20 anos dos moradores.
-Estamos atendendo a 95 famílias, pescadores, pessoas nascidas e criadas na Ilha Caieira. Já fizemos a eletrificação da Ilha Grande em diversas localidades. E agora cumprimos mais uma etapa desse projeto que se iniciou lá atrás e que beneficiará nossa população, - falou o prefeito Fernando Jordão.
Foram investidos no projeto R$ 1,5 milhão através do Programa Luz Para Todos. A chegada de energia ao bairro só foi possível por meio de cabos submarinos. Foram utilizados
A energia saiu do continente até a Ilha da Barra do Jurumirim, e foi levada através do cabo submerso até a Ilha Caieira. A iluminação pública das ruas da Caieira ficou a cargo da Prefeitura
De acordo com o gerente de Iluminação Pública da Secretaria de Obras, Ernani Fonseca, a Prefeitura colocará 60 luminárias em pontos de acesso ao bairro e a medição bifásica para atender à escola da Ilha da Caieira.
Para driblar a falta de energia os moradores usavam geradores, como no caso da Escola Municipal Tenente Jovino. Na escola estudam 40 alunos, sendo que 17 na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O presidente da Associação dos Moradores da Ilha Caieira, Basílio Pereira Filho, conhecido como “Azul”, também está feliz com a eletrificação do bairro.
- São muitos anos de luta e agora a luz chegou a nossa ilha. O barulho dos geradores incomodava muito. Agradecemos muito o empenho do prefeito Fernando Jordão nessa nossa luta, - lembrou “Azul” que é irmão do ex-vereador já falecido, Manoel Basílio que foi um batalhador para levar luz à ilha.
Ao se andar pelas ruas da comunidade dá para perceber a mudança que a chegada luz causou na vida das pessoas. Caixas de eletrodomésticos e eletroeletrônicos podem ser vistos nas residências da ilha, que por ser um local pacato e tranqüilo, seus moradores deixam as portas e janelas abertas. Bares e restaurantes não precisam mais dos geradores, agora os comerciantes podem oferecer um melhor atendimento aos seus clientes.
-Essa é uma conquista de todos nós moradores. Eu moro aqui há 50 anos e a falta de luz sempre foi nossa maior preocupação, - falou a moradora mais antiga do bairro, Davina Gomes Pereira de 72 anos.
As instalações elétricas levadas até as moradias são gratuitas.
-Para nós fazer uma ligação de luz é um resgate de uma dívida social muito antiga. Estou no setor há 30 anos e é sempre uma satisfação ver as comunidades serem atendidas. Só tenho que agradecer por elas esperarem por tanto tempo pela energia em suas casas, - disse o coordenador do programa Luz Para Todos, no Rio, Luiz Carlos Sixel de Oliveira.
O diretor de Gestão, Planejamento e Meio Ambiente, da Eletrobrás, Pérsion Jordan, lembrou que a atuação da prefeitura de Angra foi muito importante para trazer energia à ilha, assim como o vereador e presidente da Câmara, Ricardo Dutra.
-Temos o conhecimento que a contribuição de todos foi muito importante. A Câmara fez uma emenda, a Prefeitura fez o projeto e o prefeito se empenhou para agilizar a liberação dos órgãos ambientais. Mas não ganharíamos essa luta se não fossem os moradores da Caieira. Eles nunca desistiram desse sonho, - disse Ricardo Dutra que em nome dos vereadores entregou uma Moção de Aplauso ao responsável pelas obras, Olympio Passos, da Ampla.