Para atender adequadamente às pessoas que não conseguiram iniciar ou concluir seus estudos na idade própria, a Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação implantou o Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), para ampliar as chances dessas pessoas em um mercado de trabalho cada vez mais exigente e competitivo. Seu principal objetivo é o resgate da cidadania e a conseqüente melhoria da qualidade da vida e vai atingir cerca de 1 mil pessoas. A meta é oferecer a conclusão do Ensino Fundamental, em 4 anos, ao invés dos 9 anos da Rede Regular, para todos com mais de 15 anos de idade.
Foi feita uma pesquisa de demanda da necessidade da Educação de Jovens e Adultos. Foram verificadas demandas onde irão funcionar turmas no período da noite em escolas municipais no seguintes bairros: Camorim, Morro da Glória, Japuíba, Belém, Bracuí, Perequê, Serra D´Água, Sertão do Bracuí, Banqueta, Ilha da Caieira, Praia do Abraão e Praia do Provetá. As turmas de Educação de Jovens e Adultos só não funcionarão nos locais onde não houver confirmação das matrículas.
Essa modalidade de ensino foi desenvolvida especialmente para atender adequadamente, em tempo menor e com a mesma qualidade do Ensino Regular às pessoas maiores de 15 anos que não conseguiram iniciar ou concluir seus estudos na idade certa. A 1ª etapa compreende o 1º segmento do Ensino Fundamental (Antiga 1ª a 4ª série), com ênfase à leitura, à escrita e aos cálculos. A 2º etapa compreende o 2º segmento do Ensino Fundamental (Antiga 5ª a 8ªsérie), onde serão trabalhados os componentes Curriculares, como: Inglês, Português, Geografia, Artes, Educação Física, Ciências, História e Matemática.
As aulas só começam em março e nas localidades onde os alunos confirmarem as matrículas e consequentemente a abertura das turmas. O horário previsto para as aulas será de 18h40 às 22 h, exceto na comunidade da Ilha da Caieira onde a demanda apresentada é para a abertura de turma no turno da tarde. Além Programa de Educação de Jovens e Adultos o Ensino Regular Noturno vai continuar sendo oferecido normalmente em 8 anos.