Governo escuta Banqueta

Escola da Banqueta vai ser ampliada e PSF vai ganhar novas intalações

Sexta-Feira, 13/04/2007 | .

 
Na noite de quarta-feira, dia 11, o Secretário de Integração Governamental, Bento Pousa Costa, acompanhado de uma comitiva de  secretários  de dos vereadores Elias José Rabha (Fiote) e Essiomar Gomes, se reuniu com os moradores da Banqueta, na sede da Associação de Moradores do Bairro. A reunião com os moradores, através da associação de moradores, é mais uma de uma série que o Governo está realizando em todo o Município. O objetivo é  ouvir os anseios das comunidades e apresentar soluções para eles.
Entre as principais soluções apresentadas pelo governo estão:   a ampliação da Escola Municipal Dr. Orlando Gonçalves,  a construção de novas instalações para o PSF e a implantação de uma creche através do  Centro de Ensino Comunitário (CECI).
Para que a ampliação da escola o Governo está com uma pendência de espaço geográfico, que está sendo resolvido pela Procuradoria do Município com o proprietário do terreno. Bento garantiu aos moradores que vai assumir essas negociações para que essa pendência seja solucionada o mais rápido possível.
O PSF já funciona em uma instalação da sede da Associação de Moradores da Banqueta.  Para viabilizar a construção de novas instalações, mais   funcionais e confortáveis a presidente da entidade, Maria  da Conceição, anunciou que irá doar mais cinco metros da área para FUSAR. Em contrapartida a FUSAR vai construir dois banheiros e públicos e uma copa para associação.
Foi o secretário de Integração Governamental, que coordena todas as ações das demais secretarias da Prefeitura,  quem apresentou a solução para que a Banqueta tenha uma creche. Bento sugeriu que os moradores se organizem para implantar uma creche no bairro através do CECI da Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, cujo objetivo é ampliar a oferta de vagas nas instituições conveniadas repassando recursos e dando suporte técnico-pedagógico.
Outra realização importante para a comunidade é a construção de  um sistema de tratamento de esgotos para atender a Rua Thiago e a Rua e a Travessa Borges Vieira.  A obra orçada em 150 mil será realizada pelo Serviço Autônomo de Água  (SAAE), com capacidade atender a 300 moradores e será complementada com a obra de drenagem que a Secretaria de Obras vai fazer no local. Para que essa obra seja realizada a Banqueta vai contar o espírito comunitário de um morador. Atila mais conhecido como “Mala Velha”, cedeu uma área de cerca de 700 metros quadrados para o SAAE fazer a obra.
Os moradores ficaram satisfeitos com a reunião e principalmente com a objetividade com que os assuntos   foram tratados. Bento reafirmou que a reunião não era política, era de trabalho, destinada a resolver os problemas apresentados pelos moradores através da Associação de Moradores.
- Eu vim aqui apresentar soluções que atendam as reivindicações dos moradores em mais uma prova da seriedade do Governo Fernando Jordão, - declarou o secretário.
Morador na Banqueta há 15 anos, João Carlos Maurício, elogiou a iniciativa e ficou satisfeito com que ouviu.
- Estou emocionado com o desprendimento de todos do Governo   em conversar com os moradores abertamente. Sem promessas, mas com soluções práticas e viáveis para nossas reivindicações, - fez questão de declarar ao final da reunião o morador da Banqueta.

Secretarias relacionadas: