A Prefeitura, através das Secretarias de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, de Saúde, de Agricultura e de Cultura, Esportes e Eventos apresentaram na sexta-feira, dia 13, às 19h30, aos pais das crianças da Creche Jair Landim o Projeto Plantando Educação Colhendo Saúde. Ele está sendo implantado primeiro na creche do Balneário e depois vai se expandir e atingir todas as creches municipais e conveniadas, além das demais unidades escolares da rede municipal que não possuam Horta-Escolar, outro projeto que tem como objetivo o incentivo a organização de hortas nas escolas para trabalhos pedagógicos e para consumo opcional na merenda escolar.
O Projeto Plantando Educação Colhendo Saúde tem por objetivo atender os alunos da rede com uma alimentação de qualidade, além de verificar casos de risco nutricional como obesidade e desnutrição e estimular hábitos alimentares saudáveis a partir da conscientização com hortas escolares, peças teatrais, palestras dirigida aos pais estimulando também a participação da comunidade.
Durante o evento foram expostas todas as atividades que já estão sendo e que serão desenvolvidas na Creche. Os pais ouviram esclarecimentos dos profissionais envolvidos do Projeto como nutricionistas, biólogos, fonoaudióloga, técnica em higiene dental e ergonomista (que define as condições de trabalho para garantir o conforto, a segurança, a saúde e a produtividade).
Cada um expôs suas atividades como a avaliação peso/estatura, a utilização da horta para estimular o contato com frutas e hortaliças, a realização de palestras/oficinas com os pais, a capacitação dos profissionais da creche, a verificação do nível da saúde bucal e encaminhamentos de necessidades imediatas, a avaliação da mastigação, deglutinação e respiração que podem comprometer a fala da criança e a avaliação das condições de trabalho como acústica, iluminação, temperatura, mobiliário e horário de descanso no trabalho.
Tudo isso para definir o perfil nutricional das crianças, identificar os casos de risco nutricional (obesidade/desnutrição) para acompanhar cada uma delas individualmente e adaptando cardápios considerando os casos de restrição alimentares (como doença celíaca e diabetes). Os pais foram informados que serão chamados para palestras específicas sobre cada um das áreas de atuação do programa. A diretora de creche Léa Maria da Rocha Sena, lembrou que a conscientização dos pais é fundamental para que o Projeto atinja seus objetivos, pois não adianta a adaptação de cardápios na escola se em casa a criança continuar com uma alimentando hipercalórica ou hipocalórica, dependendo do estado nutricional da criança.