Esporte: grandes projetos

Comissão foi escolhida para formatar projeto para Conselho Municipal de Esportes

Terça-Feira, 22/05/2007 | .

 

      Na noite de quinta-feira, dia 18, no Centro Cultura Theophilo Massad, uma reunião entre representantes de associações esportivas e a Prefeitura de Angra marcou uma grande avanço no estreitamento dos laços entre o poder público e os desportistas. Quem esteve presente à reunião pôde ficar sabendo em primeira mão sobre os projetos que a Prefeitura de Angra tem para o município. Com a presença do Secretário de Integração Governamental, Bento Pousa Costa - representando o Prefeito Fernando Jordão; do Secretário de Cultura, Esportes e Eventos, Marcus Veníssius Barbosa; e do Subsecretário de Esportes, Jorge Eduardo Rabha, além de demais funcionários da subsecretaria.
 Representando as mais diversas atividades esportivas do município, 65 pessoas assistiram a uma apresentação sobre o trabalho desenvolvido pela Prefeitura em todos os bairros. Depois, eles escutaram atentamente do secretário Bento, em primeira mão, os projetos que o Governo Municipal tem para desenvolver ainda mais o esporte.
 Bento disse que em primeiro lugar, uma reforma administrativa está sendo elaborada na qual será criada a Fundação de Esportes de Angra dos Reis, assim como já aconteceu com o Turismo.
 - Queremos criar a Fundação de Esportes porque o dinamismo é muito maior para a captação de recursos, pois não fica limitado apenas ao orçamento municipal. Com a criação do Conselho Municipal de Esporte, esse projeto poderá ser amadurecido, sendo discutido pelo próprio segmento. Então, um projeto poderá ser bem elaborado e encaminhado à Câmara Municipal para aprovação -, anunciou Bento.
 Outra boa notícia, que poderá incrementar os projetos esportivos, é a construção de uma Vila Olímpica. Bento explicou que a partir da negociação do de uma antiga dívida de impostos das Indústrias Verolme Ishibras (IVI) com a Prefeitura, áreas foram entregues ao município como pagamento. Uma delas é a do Grêmio Desportivo Verolme (GDV), que é muito apropriada para uma Vila Olímpica.
 - A partir de uma negociação com a Eletronuclear, já conseguimos que a empresa prepare um projeto. Daí a importância do conselho já estar criado para nele debatermos todas as condições da Vila Olímpica. Também temos alterações no projeto da construção do Ginásio Poliesportivo de Angra. Esse era um antigo projeto de 1982, inclusive com a apresentação da maquete à população. O ginásio, com capacidade para cinco mil pessoas, seria construído na Japuíba pela Eletronuclear no valor de 12 milhões de reais. Com mudanças em sua diretoria, a empresa resolveu não mais construir o ginásio. Já a Prefeitura de Angra, que cobra da Eletronuclear na Justiça uma dívida de IPTU no valor de 54 milhões de reais (com vitória na primeira e na segunda instância e deverá ganhar na terceira), quer implantar com esse dinheiro um projeto de dez ginásios para 500 pessoas em vários bairros. Desta forma, acreditamos que poderemos oferecer melhores programas esportivos sem locomover as pessoas de sua localidade, já que Angra é um município extenso -, informou Bento, dizendo ainda que o objetivo é fazer tudo isso até o ano que vem deslanchando de uma vez por todos o esporte em Angra.
 Já o Secretário Marcus Veníssius, reafirmou a importância da criação do Conselho Municipal de Esportes para que todas as decisões tenham a participação dos desportistas do município.
 - Estamos trabalhando muito para que o esporte esteja no dia-a-dia das pessoas, melhorando a qualidade de vida e, quando acontece, descobrindo talentos. Mas precisamos estar em sintonia para que os projetos obtenham cada vez mais sucesso. Por isso, é tão importante a criação do Conselho Municipal de Esportes com a participação dos desportistas de todas as áreas -, disse Marcus Veníssius.
 O Subsecretário Jorge Eduardo chamou a atenção de todos para que não se perca este momento único e tão decisivo no meio esportivo de Angra. A reunião foi conduzida com amplo debate até a escolha da comissão que ficará à frente da formatação do Projeto de Lei para a Criação do Conselho Municipal de Esportes. Formam a comissão Jorge Panayotis, Marcelo Lopes, Hele Serafim, Sidney Calderoni, Adelino Nunes.
Vale ressaltar que os escolhidos não representam os segmentos esportivos
aos quais militam no município. Eles são representantes de todo o esporte de Angra e junto com a equipe da Subsecretaria de Esportes estarão trabalhando para que o Conselho Municipal de Esportes torne-se uma realidade. Por isso, neste primeiro momento não há distinção deste ou daquele desporto.
O grupo vai arregaçar as mangas e trabalhar para entregar no dia 22 de junho um relatório final ao Secretário de Cultura, Esportes e Eventos. Logo depois, dia 29 de junho, este documento será apresentado às entidades esportivas do município. Conforme o calendário, o Projeto de Lei para a criação do Conselho Municipal de Esportes será entregue ao Poder Legislativo no dia 9 de julho, data em que a Tocha dos Jogos Pan-Americanos, realizados no Rio de Janeiro, passará por Angra dos Reis. Já a Conferência Municipal de Esportes está prevista para os dias 21, 22 e 23 de setembro, quando serão eleitos os conselheiros.
As seguintes entidades estiveram representadas:
APEF Costa Verde
Sociedade Tae Kwon Do de Angra dos Reis
Abadá Capoeira
Liga Angrense de Desportos
Tang Soo Do
Instituto Brasil de Kickboxing
Vila Hípica de Angra dos Reis
Associação de Handebol de Angra dos Reis
Associação Angrense de Surf
ASAQUAR
AVLAR
Instituto Wing Chun Kung Fu
Nelson Tae Kwon Do
ACOAR
Senshu Kan
Fundação Guy Sport
Associação de Atletismo de Angra dos Reis
Centro Cultural Senzala
FACERJ - Ai Ki Do
União Capoeira
ADIP Infante do Perequê
Steff Muay Thai
Bosco Luta Livre
Baratas da Costeira
Associação de Voleibol de Angra dos Reis

Secretarias relacionadas: