A Secretária de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação anunciou que brevemente a Prefeitura de Angra vai iniciar a construção de mais 3 escolas nos morros do Centro, irá reconstruir totalmente duas outras escolas e vai erguer o prédio do CEMANEE – Centro Municipal para Alunos com Necessidades Educacionais Especiais. Segundo ela, as obras têm previsão para serem entregues até julho de 2008.
As novas escolas funcionarão nos morros da Carioca, Caixa DÁgua e Carmo. As escolas que serão revitalizadas e totalmente reconstruídas serão a Santos Dumont, na Japuíba e a Raul Pompéia, em Monsuaba.
Todos os morros do Centro terão escolas municipais
A Secretária Stella Salomão explica que com as novas construções, a Prefeitura atenderá a demanda de todas as comunidades dos morros do Centro da Cidade. As obras se iniciarão brevemente e as licitações para as construções já estão em andamento. A Prefeitura de Angra já possui escolas nos morros do Centro, na Glória II, Peres e Abel. .
Essas novas três unidades de ensino foram projetadas, a partir de reuniões com as comunidades envolvidas no Programa Comunidades de Angra, coordenado pelo Secretário de Integração Governamental, Bento Pousa Costa.
.A Prefeitura também irá reconstruir duas antigas escolas municipais: a Santos Dumont e a Raul Pompéia. Com as obras, a Santos Dumont dobrará a capacidade de atendimento. Serão construídas 26 salas de aula e todas as salas de apoio como refeitório, biblioteca, salas de professores e outras mais.. A Escola Raul Pompéia será toda demolida e a Prefeitura construirá uma nova que ficará rodeada por um conjunto arquitetônico que a Prefeitura erguerá no local composto por praças, quadras, parques e toda a obra de remodelação da orla de Monsuaba.
Centro para Educação Especial funcionará na Japuíba
No mesmo pacote de obras, a Prefeitura irá construir na Japuíba, ao lado da Comisflu, um prédio de 4 andares para abrigar todas as escolas que fazem parte do CEMANEE. Hoje as escolas especiais do Centro funcionam em 3 prédios alugados para o município. O CEMANEE abrigará as escolas municipais para Surdos, Cegos, e alunos com distúrbios evasivos como autismo, asperge e altas habilidades. No prédio também funcionará o CAP – Centro de Apoio aos Deficientes Visuais – que já produz livros, materiais didáticos e provas, em Braille, para alunos cegos, e materiais com letras aumentadas para alunos com baixa visão.
Ofertas de vagas vem aumentando na rede de ensino
A Secretária Stella Salomão lembra que com as obras de revitalização e criação de novas escolas, o número de vagas escolares, oferecidas à população, vem crescendo na ordem de 3,5% ao ano.
- A Secretaria de Educação atende hoje 22.200 alunos, funciona com 2.200 funcionários, sendo 1.600 professores. Das 64 unidades de ensino, 33 oferecem pré-escolar e 4 são creches municipais. A Prefeitura ainda mantém através de convênio outras 6 creches. É bom lembrar que desde a primeira gestão do Prefeito a oferta em creches cresceu na ordem de 3.800%. A nossa meta é oferecer mais vagas ainda levando o pré-escolar para todas as escolas, até o término da gestão do Prefeito Fernando Jordão, - assegura Stella.
Além das novas construções, a Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação continua com as obras de revitalização e construção de reparos em diversas escolas que incluem pintura geral, recolocação de telhado e revisões hidro-sanitária e elétrica. Desde a primeira gestão do Prefeito Fernando Jordão já foram revitalizadas 52 escolas, de um total de 64 unidades municipais, incluindo as creches municipais. Todas essas escolas estão sendo pintadas de azul, de acordo com a identidade visual criada pela Secretaria de Educação de Angra.