Duas exposições promovidas pela Secretaria de Cultura, Esportes e Eventos, estão retratando a religiosidade e a arte sacra de Angra dos Reis. No Convento São Bernardino de Sena se encontra a mostra temporária “Invocações e Representações de Cristo”. No Museu de Arte Sacra está a exposição “Nossa Senhora do Carmo é de Todos e Para Todos”.
A mostra “Invocações e Representações de Cristo” apresenta imagens do século XIX com várias iconografias diferentes de Cristo. Um exemplo, quando Cristo aparece na imagem com os olhos fechados representa “Cristo Morto”, quando aparece com os olhos abertos é “Cristo em Agonia” ou "Senhor do Bonfim”. São 20 peças que ficarão em exposição até o final do mês de junho no Convento São Bernardino de Sena que funciona de segunda a segunda das 9h às 12h e das 14h às 17h.
A exposição “Nossa Senhora do Carmo é de Todos e Para Todos” é uma comemoração aos 380 anos da Ordem 3ª do Carmo em Angra dos Reis. Apresenta imagens, pratarias e documentos que retratam a Ordem que funciona até hoje no Convento do Carmo com 250 irmãos entre homens e mulheres. A Ordem 3ª é uma irmandade composta de leigos que seguem uma devoção religiosa específica. A Ordem 1ª é composta por frades, ou seja, é destinada ao sacerdócio. Já a Ordem 2ª é dedicada às freiras.
O diretor de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura, Esportes e Eventos, Alonso Oliveira, a exposição é rica em história da arte sacra brasileira . Uma relíquia que pode ser vista pelo público é a Ata do Compromisso de Criação da Ordem 3ª do Carmo em Angra dos Reis, que determina as regras de seu funcionamento datada de 1627.
O Museu de Arte Sacra funciona junto a Igreja da Lapa, no Centro da cidade, funciona de terça a domingo das 9h às 12h e das 14h às 17h. Assim como o Convento São Bernardino de Sena tem entrada franca.