III Jornada Pedagógica - 2007

Prefeitura promove 3ª Jornada Pedagógica de Angra dos Reis - Somando conhecimentos e partilhando solidariedade

Sexta-Feira, 06/07/2007 | .

Ciente de que a educação é fundamental para a melhoria da qualidade de vida da população e visando fortalecer e resgatar, ainda mais, a função transformadora dos profissionais do setor e garantir a qualidade do processo educativo. A Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, promove 3ª Jornada Pedagógica de Angra dos Reis. O evento faz parte do Programa de Educação Continuada e contará com a presença de renomados conferencistas. Este ano as inscrições serão solidárias, ou seja, serão arrecadados mantimentos que serão doados aos menos favorecidos, através de diversas instituições de caridade e da Secretaria Municipal de Ação Social.

O objetivo principal da Jornada Pedagógica é oferecer aos educadores da região, reflexões no sentido de consolidar cada vez mais a proposta do Documento de Organização Curricular, que tem a Transversalidade, Valorização do Profissional de Educação e Política de Inclusão, como eixos norteadores. O evento será importante para a troca de experiências e para o estímulo de novas idéias e práticas que aliados aos projetos em curso no nosso município, estão transformando verdadeiramente a educação e a qualidade de vida das pessoas.

Jornada Pedagógica é aberta a todos os professores de região e é realizado em parcerias com empresas com responsabilidade social. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo tel.: (24) 3365.51.62 ou pelo site www.angra.rj.gov.br . Não será cobrada nenhuma taxa de inscrição ou de participação, nem será obrigatória, aos Educadores da Rede Municipal de Ensino, à entrega dos mantimentos para participação na Jornada.

 
LOCAIS DO EVENTO

Colégio Naval de Angra dos Reis
Avenida Marquês de Leão, s/nº - Centro - Angra dos Reis / RJ
Tel.: (24) 3365-0337.

Teatro Municipal Dr Câmara Torres
Rua Arcebispo Santos, s/nº - Centro - Angra dos Reis / RJ
Tel.: (24) 3367-1051.

UniAbeu
Rua Bruno Andréa, 38 - Parque das Palmeiras - Angra dos Reis / RJ
Tel.: (24) 3367 - 1056.

CEA - Centro de Estudos Ambientais.
Av. Caravelas, s/n - Praia da Chácara - Angra dos Reis / RJ
Tel.: (24) 3367 - 6531 / 3377 - 8495.

 
PROGRAMAÇÃO

16/07/2007 (Segunda-feira)

Atividade 1 - Abertura e Atu@lizar

Manhã
- Colégio Naval
8h às 9h - Credenciamento e Coffee Break.
9h às 9h30 - Abertura Oficial.
9h30 às 12h -  Palestra com a Subsecretária Rita Salomão.
Tema: O fazer administrativo numa perspectiva pedagógica.

Tarde - UNIABEU
13h às 16h30 - Oficinas do Atu@lizar.
16h30 às 17h - Coffee Break.

Atividade  2 - II Seminário de Sexualidade Humana

Manhã - Teatro Municipal Dr Câmara Torres
8h às 9h - Credenciamento e Coffee Break.
9h às 10h30min - Palestra com Sandra Baptista.
Tema: Sexualidade: Prevenção e Prazer.
10h30min às 12h - Palestra com Rogério Costa.
Tema: Gênero e a Prática Educativa.

Atividade 3 - Oficinas do II Seminário de Sexualidade Humana

Tarde - UNIABEU
14h às 16h - Oficinas do II Seminário de Sexualidade Humana.
16h as 16h30min - Coffee Break.

Atividade 4 - I Encontro de Conselhos de Escolas

Noite - Colégio Naval
18h às 19h - Credenciamento e Coffee Break.
19h às 21h30min - Palestra de Ângela Antunes.
Tema: A importância dos Conselhos de Escola, sua prática e os papéis de cada um para uma gestão compartilhada.

17/07/2007 (Terça-feira)

Atividade 5 - IV Seminário de Pedagogos da Costa Verde

Manhã - Colégio Naval
8h30 às 9h30 - Credenciamento e Coffee Break.
9h30 às 12h - Palestra com Nilda Teves.
Tema: Referencial Curricular e Projeto Político Pedagógico e a gestão compartilhada: desafios assumidos.

Tarde - Colégio Naval
13h30 às 16h30 - Mesa-Redonda.
Moderador: Sonia Nikitiuk.
Componentes: representantes de Angra dos Reis, Paraty, Rio Claro e Mangaratiba.
16h30 às 17h - Coffee Break.

Atividade 6 - I Seminário do Ensino de Ciências Naturais

Manhã - Teatro Municipal Dr Câmara Torres
8h às 9h - Credenciamento e Coffee Break.
9h às 12h - Mesa-redonda
Moderador: Martha Marandino.
Componentes: Sandra Escovedo Selles, Márcia Serra Ferreira e Ana Cléa Ayres.
Tema: O Ensino de Ciências Naturais hoje.

Tarde - Teatro Municipal Dr Câmara Torres
14h às 15h30min - Palestra com Danielle Grynszpan
Tema: Projeto ABC na Ciência.
15h30 às 16h30 - Sergio Aníbal e Lélio de Souza.
Tema: O mar e a juventude de Angra dos Reis.
16h30 às 17h - Coffee Break..

Atividade 7 - II Seminário de Alfabetização e Letramento

Noite - Colégio Naval
18h às 19h - Credenciamento e Coffee Break.
19h às 21h30 - Palestra com Sandra Bozza.
Tema: O trabalho com o texto e a transversalidade dos conteúdos.

Atividade 8 - Oficinas do I Seminário do Ensino de Ciências Naturais

Noite - UNIABEU
18h às 19h - Credenciamento e Coffee Break.
19h às 21h30 - Mini-cursos e oficinas.

18/07/2007 (Quarta-feira)

Atividade 9 - VII Seminário de Educação Especial.

Manhã
- Colégio Naval
8h30min às 9h30min - Credenciamento e Coffee Break.
9h30min às 12h - Abertura e palestras com representantes do MEC.

Tarde - Colégio Naval.
13h30mim às 16h30min - Rubens Watnsztern.
Tema: Inclusão: uma visão multiprofissional.
16h30min às 17h - Coffee Break

Atividade 10 - Oficinas do VII Seminário de Educação Especial.

Noite - UNIABEU
18h às 19h - Credenciamento e Coffee Break
19h às 21h30min - Oficinas.

Atividade 11 - III Encontro de Merendeiras

Manhã - Teatro Municipal Dr Câmara Torres
8h30min às 9h30min - Credenciamento e Coffee Break.
9h30min às 12h - Encontro de Merendeiras.

Atividade 12 - II Encontro de Zeladores


Tarde - Teatro Municipal Dr Câmara Torres
14h às 16h30mim - Encontro de Zeladores.
16h30min às 17h - Coffee Break.

Atividade 13 - I Encontro de EJA

Noite
- Teatro Municipal Dr Câmara Torres
18h às 19h - Credenciamento e Coffee Break
19h às 20h30min - Palestra com Lino de Macedo.
Tema: Aspectos psicológicos do aluno da EJA.

19/07/2007 (Quinta-feira):

Atividade 14 - III Pense Diferente!

Manhã - Colégio Naval
8h30min às 9h30min - Credenciamento e Coffee Break.
9h30mim às 12h - Palestra com Gabriel Junqueira.
Tema: Propostas pedagógicas para a educação Infantil: do passado recente aos desafios do presente.

Tarde - Colégio Naval
13h30min às 16h30min - Atividades com foco na prática.
16h30min às 17h - Coffee Break.

Atividade 15 - II Encontro das Artes
Noite - Teatro Municipal Dr Câmara Torres
18h às 19h - Credenciamento e Coffee Break
19h às 21h30min - Palestra com Ricardo Lima.
Tema: Artesanato e artes caiçaras: o caso dos barquinhos de mamanguá e da cestaria guarani.

Atividade 16 - I Seminário de Geografia e História

Manhã - Teatro Municipal Dr Câmara Torres
8h às 9h - Credenciamento e Coffee Break.
9h às 12h - Mesa-redonda
Moderador: Sonia Castellar.
Componentes: Ernesta Zamboni e Marcos Couto.
Tema: Currículo.

Tarde - UNIABEU
14h às 16h30min - Grupos de Trabalho do I Seminário de Geografia e História.
16h30min às 17h - Coffee Break..

Noite - Centro de Estudos Ambientais - CEA
18h às 19h30min - Plenária do I Seminário de Geografia e História.

20/07/2006 (Sexta-feira):

Atividade 17 -  Palestra

Manhã
- Colégio Naval
8h30min às 9h30min - Credenciamento e Coffee Break.
9h30mim às 12h - Palestra com José Pacheco (Portugal).
Tema: O conceito de projetos no contexto da Escola da Ponte.

Atividade 18  -  Palestra

Tarde - Colégio Naval
13h às 14h - Credenciamento.
14h às 16h30min - Palestra com Elvira Souza Lima
Tema: Fundamentos da neurociência para a (inter)relação entre as áreas do conhecimento.

 
TABELA SOLIDÁRIA

Importante: O Educador que desejar poderá aumentar as quantidades abaixo discriminadas.

Data Nº da
Ativ.
Atividade e/ou
Palestrante
Local/
Turno
Sugestão de Participação
Solidária - Educadores
da Rede
Participação Solidária -
Outros Educadores
16/07 01 Atu@lizar
Rita Salomão
C. Naval /M.
Uniabeu /T.
1lata de óleo de soja 3 latas de óleo de soja
16/07 02 Seminário de Sexualidade
Rogério e Sandra
Teatro
M.
1 lata de leite em pó 3 latas de leite em pó
16/07 03 Oficinas de Sexualidade
Humana
Uniabeu
T.
1 Kg de café 3 Kg de café
16/07 04 Conselho de Escolas/
Ângela Antunes
C. Naval
N.
1 Kg de arroz 3 Kg de arroz
17/07 05 Seminário de Pedagogos
Nilda Tevês e Sonia N.
C. Naval
M./T.
1 Kg de arroz 3kg de arroz
17/07 06 Seminário de Ciências
Martha M. e outros
Teatro
M./T.
1 Kg de feijão 3 Kg de café
17/07 07 Seminário Alfabetização
Sandra Bozza
C. Naval
N.
1 brinquedo masculino e 1 feminino. 3 brinquedos masculinos e 3 femininos
17/07 08 Seminário de Ciências
Oficinas
Uniabeu
N.
1 Kg de feijão 3 Kg de feijão
18/07 09 Seminário Ed. Especial
MEC Rubens Watnsztern
C. Naval
M./ T.
1 lata de leite em pó 3 latas de leite em pó
18/07 10 Seminário Ed. Especial
Oficinas
Uniabeu
N.
1 Kg de fubá 3 Kg de fubá
18/07 11 Encontro de Merendeiras Teatro
M.
1 Kg de açucar 3 Kg de açucar
18/07 12 Encontro de Zeladores Teatro
T.
1 Kg de fubá 3 Kg de fubá
19/07 13 I Encontro da EJA
Lino de Macedo
Teatro
N.
1 Kg de fubá 3 Kg de fubá
19/07 14 Pense Diferente - Ed Inf.
Gabriel Junqueira
C. Naval
M./ T.
1 brinquedo masculino e 1 feminino. 3 brinquedos masculinos e 3 femininos
19/07 15 Encontro Artes
Ricardo Lima
Teatro
N.
1 Kg de farinha de mandioca 3 Kg de farinha de mandioca
19/07 16 Seminário Geografia
Sônia Castellar e outros.
Teatro/ M
Uniabeu / T
CEA / N.
1 Kg de arroz 3 Kg de café
20/07 17 José Pacheco
(Portugal)
C. Naval
M.
1 lata de Leite em Pó 3 Latas de Leite em Pó
20/07 18 Elvira Souza lima C. Naval
T.
1 Kg de feijão 3 Kg de Feijão

 
INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES IMPORTANTES

  • As inscrições solidárias serão realizadas na SEC, deste município, respeitando a ordem de chegada, o limite de vagas de cada atividade e o fornecimento do respectivo item da Tabela Solidária.
     
  • Todos os mantimentos e brinquedos arrecadados serão encaminhados, exclusivamente, como doação para as mais diversas instituições de caridade de  nossa cidade e para a Secretaria de Ação Social. Ao final da Jornada serão feitas entregas simbólicas para as instituições contempladas.
     
  • Não será cobrada nenhuma taxa de inscrição ou de participação, nem será obrigatória, aos Educadores da Rede Municipal de Ensino, à entrega de produto para participação na Jornada .
     
  • Os Educadores da Rede Municipal de Ensino de Angra dos Reis, têm prioridade no período de 04 a 22 de junho de 2007. A partir do dia 25 de junho de 2007, a Secretaria preencherá as vagas restantes, de acordo com a lista de espera, independentemente do educador pertencer ou não à Rede Municipal de Ensino.
     
  • Todos os participantes deverão inscrever-se obrigatoriamente por atividade, preenchendo previamente a Ficha de Inscrição, de acordo com seu interesse. Esta ficha deverá ser apresentada no credenciamento de cada atividade. Ela é o comprovante de inscrição.
     
  • Parte das vagas será reservada para educadores convidados de Angra e demais municípios.
     
  • Os educadores que não pertencem à Rede Municipal de Ensino, deverão fazer a inscrição, após o dia 25 de junho de 2007, caso existam vagas, respeitando-se a lista de espera da Secretaria, para cada atividade e mediante a entrega opcional  dos itens da Tabela Solidária. Será permitida a inscrição antes desta data, para as atividades que possuem grande numero de vagas. Nesses casos, a consulta deverá ser feita no local de inscrição.
     
  • As Fichas de Inscrição estarão disponíveis na Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Angra dos Reis, nas Escolas municipais ou pelo site: www.angra.rj.gov.br, a partir do dia 04/06/2007.
     
  • No ato da inscrição, após a entrega da Ficha, devidamente preenchida, o participante receberá a mesma, com o carimbo  de Inscrição, correspondente a sua efetiva participação. Portanto, confira as informações, no ato do recebimento, pois não serão aceitas alterações posteriores.
     
  • O comprovante de inscrição(Ficha) deverá ser apresentado no credenciamento de cada atividade, para a comprovação de freqüência, o certificado e a comprovação na Unidade Escolar.
     
  • Comprovante rasurado e/ou danificado não será aceito.
     
  • Os horários de início, término e intervalos  variam de acordo com a programação.
No caso da palestra desejada ter alcançado o limite de vagas, o participante, após consulta aos responsáveis pela inscrição, poderá escolher outra que ainda possua vagas disponíveis.
 

Secretarias relacionadas: