Arraiá da Cidade

Tradicional festa de Angra acontece nos dias 19,20, 21 e 22 e nos dias 27, 28 e 29 no Cais de Stª Luzia

Quinta-Feira, 19/07/2007 | .

Nos dias 19, 20, 21 22, quinta, sexta, sábado e domingo e nos dias 27, 28 e 29, sexta, sábado e domingo, acontece mais um “Arraiá da Cidade”. A estrutura da festa com muita dança, quadrilha e casamento na roça. O evento será em uma estrutura montada no Cais de Santa Luzia, no Centro da cidade. Como tantas outras festas do calendário cultural, a tradição das festas juninas chegou à cidade através dos colonizadores portugueses e também faz parte da cultura do país.
            Serão noites de festa com danças folclóricas, comidas e bebidas típicas como, canjica, quentão, pé de moleque, entre outros comes e bebes com muita alegria, marca das folias juninas. Um evento que se revigora a cada ano, e já faz parte do Calendário Oficial de Eventos de Angra dos Reis vai ter ainda pescaria, derruba lata, lançamento de argola, corrida de saco, cabo de guerra, dança da laranja, dança da cadeira e ovo na colher. A Associação de Quadrilhas de Angra dos Reis, também vai estar presente através de seus associados como a Quadrilha Zé Raimundo, Escorrega Lá Vai Nóis, Zé Fumaceiro, Dito Peres e Pé Inchado.  
            A animação depois das quadrilhas   vai ficar por conta de muito forró com Lins e Baby, Forrózão Balanço Gostoso, Tiãozinho do Acordeon e Gilvan, Jarbas Ferreira, Donivan Junior e Balanço do Forró. Assim vem acontecendo nos últimos anos, não haverá competição entre as quadrilhas. Haverá apenas apresentação  e todas ganharão troféus de participação. 
 
Tradição que antecede o nascimento de Cristo
 
            A tradição de festejar o mês de junho, as festas juninas, que no Brasil adentra o mês de julho, festas julinas, antecede o nascimento de Cristo. Para os antigos, o verão, que nos países do hemisfério norte se inicia nessa época, era sinal do início das colheitas. Numa época em que as alterações climáticas eram vistas como sinais dos deuses, o fogo representava proteção contra a falta de chuvas, as pestes e a seca. Pos isso, desde os tempos pagãos a época é comemorada com fogueira, dança, música e muita comida.
            Somente no século VI o catolicismo passou a associar esta celebração ao aniversário de São João. No século XIII os portugueses incluíram São Pedro e Santo Antônio nas festanças e desde 1583 a data é comemorada no Brasil. Desde então novos elementos foram incluídos nas comemorações ao longo dos anos. A quadrilha, por exemplo, chegou ao país no século XIX, trazida pela corte real portuguesa. Inicialmente dançada apenas pela nobreza, ela se popularizou e atingiu a roça. Originária da França (quadrille), antigamente a quadrilha era muito apreciada pela aristocracia européia.
            Apesar de o elemento chave das festas serem a descontração e a alegria, cada região do Brasil apresenta suas particularidades. No Rio Grande do Sul, por exemplo, os participantes não aderem aos trajes caipiras e comemoram com o vestuário típico da região, como a bombacha, sob o ritmo do vanerão. Já no nordeste, os ritmos que imperam são  o forró, o baião e o xaxado.
PROGRAMAÇÃO
 
Dia 19 – Quinta-feira:
20h30 – Quadrilha Pé Inchado – (Morro do Carmo)
21h30 – Quadrilha do Zé Pirraça – (Frade)
22h30 – Forró Lins e Baby
 
Dia 20 – Sexta-feira
20h30 – Quadrilha Pé Inchado – (Morro do Carmo)
21h30 – Quadrilha Zé Buscapé – (Nova Angra- Japuiba)
22h00 – Apresentação Especial do grupo Phenix (Belém)
22h30 – Escorrega Lá Vai Nós (Belém)
24h00 – Forrózão Balanço Gostoso
 
Dia 21 – Sábado
21h00 – Quadrilha Zé Fumaceiro – (Bracuhy) 
22h00 – Quadrilha Espigão – (Morro da Glória II))
23h00 – Quadrilha Zé do Grilo-(Belém)
24h00 – Forró Primo e Anderson 
 
Dia 22 – Domingo
19h30 – Quadrilha Brega e Chic -- (Sapinhatuba II)
20h30 – Quadrilha Dito Peres – (Morro do Peres)
21h30 – Quadrilha Zé Raimundo – ( Campo Belo)
22h30 - Forró Tiãozinho do Acordeon e Gilvan
 
Dia 27 – Sexta-feira
20h30 – Quadrilha Zé Raimundo - (CampoBelo))
21h30 – Quadrilha Zé Buscapé - (Nova Angra- Japuiba)
22h30 – Forró com Jarbas Ferreira
 
Dia 28 – Sábado
20h30 – Quadrilha Escorrega Lá Vai Nós – (Belém)
21h00 – Apresentação Especial do grupo Phenix (Belém)
21h30 – Quadrilha Dito Peres (Morro do Peres)
22h30 – Quadrilha Zé da Cruz (Morro da Cruz)
23h30 – Forró com Donivan Junior
 
Dia 29 – Domingo
20h30 – Quadrilha Zé Fumaceiro–(Bracuhy)
21h30 – Quadrilha Espigão – (Morro da Gloria II)
22h30 – Balanço do Forró
 

Secretarias relacionadas: