A noite de 1º de agosto prometia. O Coral infanto-Juvenil de Angra iria fazer sua reestréia , o grande coral de mais de 70 vozes da Petrobrás se apresentaria novamente na cidade e os amantes da boa música começavam a lotar o teatro do Centro Cultural Theóphilo Massad.
E as pessoas que lá estiveram não se arrependeram, saíram emocionadas e com o coração contente. Foram presenteadas com a bela abertura da II Semana Cultural Maestro Galloway, organizada pelo Ateneu Angrense de Letras e Artes e apoiada totalmente pela Prefeitura de Angra dos Reis.
Durante a semana de 1º a 6 de agosto diversos grupos de coral e musical estão se apresentando, a partir das 19 horas, no Centro Cultural, para homenagear o grande Maestro que nasceu em agosto na Inglaterra e que por 35 anos foi figura importante da história da cidade lapidando vozes e incentivando toda manifestação musical e cultural da cidade.
Na década de 60 ele chegou à Angra e foi morar na Ilha Grande. Logo a seguir criou o Coral do Ceniar ( atual colégio CEAV). Depois criou e regeu diversas óperas. Incentivou o nascimento de grupos musicais e teatrais que atuam até hoje na cidade e até 1999 foi uma das figuras mais importantes do cenário cultural de Angra dos Reis, quando morreu brutalmente depois de um assalto em sua residência.
No mês de aniversário de Galloway, seus ex-alunos, coralistas de Angra, de Curitiba, músicos e artistas de toda a região se unem e o homenageiam. Pela segunda vez, o Ateneu realiza oficialmente a Semana Cultural Maestro Galloway. No ano passado, o evento se dedicou ao resgate da obra de Galloway. Neste ano, a homenagem está se dando com a apresentação de corais, bandas e orquestras.
O presidente do Atenu Angrense , Érico da Fonseca, fez a abertura do evento e logo a seguir foi apresentado um vídeo criado pelo artista Marcelo Ramos que contou em breve relato e cenas um pouco a história de Galloway.
Logo a seguir, o tão aguardado Coral Infanto Juvenil de Angra, regido pelo Maestro Saraiva, ex-aluno de Galloway, tomou conta da cena. O Coral que estava desativado há dois anos, voltou com força total e com a graça que só as crianças têm. Foi aplaudidíssimo pela afinação, descontração e desenvoltura no palco, acompanhando com alegria a performance do Maestro Saraiva. Crianças como Ana Luíza, Helene, Elisa, Jeniffer , Paul, e mais uma dezena de pequenos cantores, acompanhadas por músicos tarimbados como Grill, Paulo Boca e João Vítor, apresentaram um repertório rico da música e folclore popular brasileiro como Sina, Samba-Lelê, As Mariposas, Três Cirandas e Samba na Areia.
A platéia se levantou várias vezes para aplaudí-las. Saraiva agradeceu e lembrou que provavelmente muitas das crianças que estavam no palco, futuramente estarão cantando músicas de Galloway e representando suas óperas, como acontece com muitos atores e músicos da cidade que hoje estão em cena. Segundo ele, cerca de 30% dos artistas de hoje passaram pelo Coral infantil que foi criado em 1992.
O evento foi finalizado com mais uma brilhante apresentação do Coral Corporativo da Petrobrás do Rio de Janeiro, sob a regência do Maestro José Machado Neto. O Coral que já completou 40 anos representando a Petrobrás oficialmente em todo o Brasil, apresentou um repertório variado e rico em expressões, com músicas como Valsa de Uma cidade, Epitáfio, Êxodus, Salmo 150, Mulé Rendeira, Ave Maria, Carmina Burana, Boiadeiro, dentre outras belíssimas composições.
O Coral de Petrópolis cantou também a canção Amigos para Sempre, em homenagem ao Ateneu Angrense de Letras e Artes. “Nós retornamos hoje na cidade, depois de nos apresentarmos outras vezes e já nos consideramos parte da Família do Ateneu Angrense por isso esta música é para vocês”, afirmou o maestro.
Na platéia diversas autoridades aplaudiram as apresentações como o Secretário de Cultura,Esportes e Eventos de Angra, Marcus Veníssius Barbosa, o Subsecretário de Cultura , Marcelo Tavares e integrantes do Ateneu Angrense. A programação segue variada e prometendo encher o Centro Cultural com muitas melodias.
Programação:
1º de agosto
19 horas- Coral Infanto Juvenil de Angra dos Reis
20 horas- Coral Corporativo da Petrobrás
2 de agosto
19 horas- Coral Municipal Educanção – Paraty
20 horas- Banda de Música da Defesa Civil
3 de agosto
19 horas- Grupo Melodia da Igreja Evangélica do Morro da Cruz
20 horas- Coral da Cidade
4 de agosto
19 horas- Duo de Vozes com Piano
20 horas- Orquestra de Violinos de Volta Redonda
5 de agosto
19 horas- Orquestra de Violões de Angra
20 horas- Coral de ex-alunos de Galloway
6 de agosto- data Natalícia do maestro Galloway
19 h30horas- Missa na Igreja do Carmo por alma do Maestro.