Dia do Patrimônio Histórico

Eventos irão comemorar a Semana do Patrimônio Histórico em Angra

Segunda-Feira, 13/08/2007 | .

 
A Prefeitura, através da Coordenadoria de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura, Esportes e Eventos, preparou uma série de eventos alusivos à Semana do Patrimônio Histórico. Os patrimônios históricos e artísticos têm na atualidade a função de representar simbolicamente a identidade e a memória de um povo, daí a importância de se comemorar a data chamando a atenção para a necessidade de sua preservação.
O patrimônio histórico e artístico nacional é definido pelo conjunto de bens móveis e imóveis existentes no país cuja conservação é de interesse público. Fazem parte do avento em Angra a exposição de “As Procissões e Santos de Vestir”, de 10 a 31 de agosto no Convento São Bernardino de Sena; a exposição “A Restauração do Acervo Histórico de Angra dos Reis”, das 10h às 16h, do dia 17, sexta-feira, na Praça da Matriz; a exposição “Meu Bairro, Meu Patrimônio”, a partir 10h do dia 18, sábado, na Vila Histórica de Mambucada e o projeto “Navegando na História”, às 10h do dia 19, domingo, na Capela de São José do Bracuí.
O dia 17 de agosto foi instituído como Dia Nacional do Patrimônio Histórico em homenagem ao advogado, jornalista e escritor Rodrigo Melo Franco de Andrade (1898/1969), criador do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional– IPHAN, em 1937, e diretor da Instituição durante mais de 30 anos (1937/1968). Em seu esforço de preservação dos bens culturais do país, o IPHAN já tombou 16 mil edifícios, 50 centros urbanos e 5 mil sítios arqueológicos brasileiros. Dono de um acervo monumental, o instituto tem mais de um milhão de objetos catalogados, entre livros, arquivos, registros fotográficos e audiovisuais. Além disso, o Brasil tem ainda doze monumentos culturais e naturais na Lista do Patrimônio Mundial (World Heritage), da Unesco.
 
Programação:
 
10 a 31 de agosto
Exposição: “As procissões e os Santos de vestir”
Local: Convento São Bernardino de Sena
Horário: : 8h30 às 17h
 
Dia 17 – Sexta-feira
Exposição: Projeto Angra Salva Sua Memória: “A Restauração do Acervo Histórico de Angra dos Reis” e homenagem à poetisa angrense Neida de Araújo
Local: Praça da Matriz
Horário: 10h às 16h
 
Dia 18 – Sábado
Exposição: “Meu  Bairro, Meu Patrimônio”
Local: Vila Histórica de Mambucaba com a participação da Folia de Reis da comunidade de Santa Rita do Bracuí
Horário: 10 às 16h
 
Dia 19 – Domingo
Projeto Navegando pelo Patrimônio Cultural – A Restauração do Retábulo com Recital de Poesia de Ana Mariz de Figueiredo Ribeiro”
Local: Capela de São José Bracuí
Horário: 10h

Secretarias relacionadas: