Unidos, a TurisAngra, a Secretaria Municipal de Agricultura, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio de Janeiro (SENAR), a Sociedade Angranse de Proteção Ecológica (SAPÊ), o Sebrae, a Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Vale do Mambucaba e o IBAMA, estão trabalhando para que a Trilha do Ouro seja mais uma opção de turismo na região. O trabalho reúne uma série de atividades e cursos do Projeto de Desenvolvimento da Trilha do Ouro que visa a implementação do eco-turismo no local.
Pouca trilha no Brasil tem tanta história e poucas reúnem tanta beleza como a Ttrilha do Ouro localizada entre São José do Barreiro (SP) e Angra dos Reis (RJ). Percorre 1.540 metros quase até o mar em um dos trechos mais exuberantes da Mata Atlântica, com cachoeiras e paisagens de tirar o fôlego. Passar pela trilha é como voltar no tempo pois era usada para contrabandear o ouro que era explorado nas minas de Ouro Preto e levado a Portugal. Têm vegetação típica de climas temperados e vários vestígios de uma época antiga como os trechos de pedra feitos pelos escravos.
Para que todos os apreciadores do eco-turismo tenham acesso a esse cenário no início do mês aconteceu na sede da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Vale do Mambucaba o Seminário Motivacional Refletivo sobre Turismo Rural, que reuniu 86 pessoas, sendo que 61 demonstraram interesse pela programação de cursos. Foram oferecidos os seguintes cursos: Planejando e Implantando Restaurantes e Pousadas Rurais, O Serviço de Restaurantes Rurais, Roteiros, Trilhas e Caminhadas Ecológicas, Comandando e Organizando a Cozinha Rural, Os Segredos da Boa Culinária Rural, A Acolhida no Meio Rural. Artesanato como recurso Turístico no Meio Rural e Implantando um Ponto de Vendas.
Os cursos fazem parte da 1ª fase do Projeto de Desenvolvimento da Trilha do Ouro. A 2ª fase será realizada pelo Sebrae com o Projeto de Empreendedorismo do Setor de Turismo Rural e a criação da Rede de Negócios. Os interessados podem obter mais informações sobre a implementação da Trilha do Ouro na TurisAngra – Av. Júlio Maria, 10 sobrado telefone (24)3369-7699, na Secretaria de Agricultura - Rua Teixeira Brandão n° 140 3° andar, Telefone: (24)3377-6670, na SAPÊ - Rua Honório Lima, 48 2° andar Centro, Telefone: (24) 3367-0862 e na Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Vale do Mambucaba – Av. Magalhães de Castro s/n° próximo ao Posto de Saúde.