Vinte atletas da Escola Municipal para Deficientes Visuais da Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, da Prefeitura de Angra dos Reis, estão treinando com muito empenho e entusiasmo, no Estádio Municipal, para competirem nos jogos da Olimpede – Olimpíada para Deficientes – que acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de setembro em Volta Redonda.
O grupo está sendo treinado pela professora de educação física Christiana Rangel que os vem acompanhando desde o ano de 2001 na Olimpede em outras competições como os jogos da Super Ação em Cabo Frio e a Olimpíada Especial de Barra Mansa.
Os alunos prometem trazer novas medalhas para o Município e estão animados com a proximidade da Olimpede. Eles vão participar de corrida, salto em distância, caminhada, arremesso de peso, cabo de guerra e dominó.
A Escola para Deficientes Visuais é um dos importantes avanços da política educacional de inclusão social da Prefeitura. É dirigida pela professora Thereza Cristina Lacerda Teixeira de Souza. A escola utiliza a leitura e escrita braille - um método especial para deficientes visuais – e o ensino é o não seriado. Dentro da escola também funciona o CAP – Centro de Apoio Pedagógico – que atende a população em geral e dá apoio do ensino fundamental ao superior.
A escola atende mais de 80 alunos e, além do apoio ao ensino escolar, fornece outros cursos como canto coral, violãio, flauta, artes e estímulos diversos para seus freqüentadores.
Um dos atletas mais animados no treinamento é o Senhor Farias muito conhecido pelos trabalhos de marcenaria, carpintaria, e artífice em geral, que desenvolveu por mais de 30 anos no CEAV – Colégio Estadual Arthur Vargas – e também pela sua grande participação como saxofonista da antiga Banda Jardim Sarmento. Farias de 65 anos, perdeu a visão em 2002 devido a diabetes e passou a freqüentar a escola. Ele vai competir na caminhada ligeira, cabo de guerra e dominó.
- A prática de esportes e todas as ações na escola servem como estímulo para todos nós. É uma sinalização que nos mostra que devemos caminhar sempre para a frente. Gosto muito de estar aqui com meus novos amigos- afirma ele.
Como o Senhor Farias se destacam nos treinamentos diversos outros alunos como a Marise, Edson, Adenilson, Ismênia, Paulo, Edson, Magno, José Laelson e muitos outros campeões.