Representantes de órgãos, instituições e entidades federal, estadual e municipal participaram na quarta-feira, 29, do IV Simpósio sobre ações de resposta em caso de emergência nuclear na Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, que se realizou no Centro de Estudos Ambientais. O encontro anual, que precede sempre ao exercício realizado para testar equipamentos a serem utilizados em situação de emergência no complexo nuclear, serve para nivelar conhecimentos de todos os envolvidos, direto ou indiretamente, com as ações previstas no Plano de Emergência Local (PEL). Este ano o exercício geral está previsto para o mês de outubro.
Além disso, o simpósio integra e valoriza a comunidade que constitui o Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro (SIPRON), do Ministério da Ciência e Tecnologia. Durante todo o dia os envolvidos assistiram palestras sobre Planejamento de Emergência Nuclear ministradas por: João Carlos da Cunha Bastos (Eletronuclear); Raul dos Santos (CNEN) Cel. BM Djalma Antônio de Souza Filho (Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro); Carlos Alexandre Soares de Oliveira (Secretaria Municipal de Defesa Civil de Angra dos Reis); Cel. Saul Zardo Filho (SIPRON)).
Além da Defesa Civil Municipal, participaram do encontro, representantes de todas as secretarias da Prefeitura. O simpósio foi aberto pelo Capitão de Mar e Guerra, Arthur Paraizo Campos.