Prêmio Cultura Nota 10

O projeto será lançado em Angra em setembro.

Quarta-Feira, 29/08/2007 | .

         Nesta semana o Prêmio Cultura Nota 10 começa a ser lançado em cidades do Rio. Os eventos vão reunir secretários de cultura, representantes das prefeituras, artistas e produtores culturais das regiões. Além disso, terão palestras sobre a lei do ICMS e de investimento em cultura. Ao todo serão dez lançamentos no interior fluminense, além da capital do Rio de Janeiro. Vale lembrar que vários projetos destas regiões já foram consagrados nos outros anos do prêmio. Em Angra dos Reis, o lançamento será na quarta-feira, 5, às 14h, no Centro Cultural Theóphilo Massad.
         As inscrições para o prêmio começaram na segunda-feira, 20. O Cultura Nota 10 é patrocinado pela Embratel e vai distribuir R$ 35 mil. É uma realização do Instituto Cultural Cidade Viva em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura e Unesco e apoio da Funarj e Sebrae/RJ. O objetivo é mapear o que existe de cultura no território fluminense, principalmente aquelas que têm alcance social, servem de exemplo e são de baixo custo. Serão premiadas as 21 ações culturais inovadoras realizadas no estado do Rio de Janeiro, com pelo menos um ano de existência.
            Este ano há uma novidade: a inclusão de educação ambiental. Também serão aceitos projetos de arte popular, cultura e educação, patrimônio histórico, turismo cultural e culinária típica, num total de seis áreas.
            Para facilitar, foi criado um e-mail faleconosco@culturanota10.com.br e o site www.culturanota10.com.br, onde estão disponíveis o regulamento e a ficha de inscrição. Informações também pelo telefone (21) 2237-6553. O material deve ser entregue na Rua Presidente Carlos de Campos 258/201, em Laranjeiras, Zona Sul do Rio.
            As inscrições terminam no dia 20 de setembro. A previsão é de que este ano haja participantes de todos os 92 municípios fluminenses. No ano passado foram 269 projetos de 83 municípios. Em quatro anos de existência, o Prêmio Cultura Nota 10 catalogou 1072 ações culturais no Rio de Janeiro. Vale lembrar que os dez finalistas de cada ano não podem concorrer, de acordo com o regulamento. A festa de premiação será no Dia Nacional da Cultura, em 5 de novembro.
LANÇAMENTOS:
29/8 – Cambuci – Local: R. Oscar Batista, s/n° - Centro (ao lado da secretaria de Educação e Cultura)
Participação: Aperibé, Itaocara, S. Fidélis, Italva e Cardoso Moreira
30/8- Itaguaí – Local: Teatro Municipal de Itaguaí (R. Amélia Louzada, 311 – Centro) Participação: Seropédica, Paracambi, Japeri, Queimados, Nova Iguaçu, Mesquita, Belfor Roxo, S. João de Meriti, Nilópolis, Rio de Janeiro e Itaguaí
31/8 – Cabo Frio – Local: Teatro Municipal de Cabo frio (R. Aníbal Amador de Vale)
Participação: Araruama, Arraial do Cabo, Búzios, Iguaba, Saquarema e S. Pedro da Aldeia e Cabo Frio
05/09 - Angra dos Reis - Centro Cultural Theophilo Massad - 14 horas
6/9 – Macaé
14/9- Magé

Secretarias relacionadas: