A Prefeitura de Angra está capacitando a equipe técnica responsável pelo site oficial do município (www.angra.rj.gov.br). O objetivo é torná-lo ainda mais eficiente com uma melhor acessibilidade, seja, às pessoas deficientes, seja, aos idosos, ou até mesmo a quem nunca utilizou um computador. Para isso, foi contratada a empresa e consultoria Acesso Digital, que eu início à capacitação com aulas técnicas e exercícios que têm como base a próprio site da Prefeitura.
Segundo o consultor, Horácio Pastor Soares, que ministra as aulas, Angra dos Reis é pioneira nesta área.
- Angra é o primeiro município do Estado do Rio de Janeiro a fazer esta consultoria não só para atender à lei que prevê a acessibilidade dos sites oficiais às pessoas cegas, mas para qualquer tipo de deficiência. A Prefeitura de Angra enxergou além da lei, pois está preocupada em tornar a acessibilidade do site mais fácil a qualquer pessoa, que inclusive pode estar como uma deficiência temporária como uma tendinite -, ressaltou Horácio.
Além das aulas teóricas e práticas com Horácio, está previsto também aulas com o deficiente visual Marco Antônio Queiroz, mais conhecido como Maq. Ele é o primeiro cego a participar de um júri de um festival de cinema. Maq passará aos profissionais da Prefeitura a real dificuldade que pessoas com deficiência têm.
Ao final da consultoria, o site da Prefeitura passará por um processo de reformulação, que aos poucos vai torná-lo cada vez mais acessível a qualquer pessoa.