Foi apresentado ao Prefeito Fernando Jordão, na manhã desta quarta-feira, dia 28, no Salão Nobre, o Projeto Rede Wireless que vai colocar o Município como o primeiro do país a utilizar a tecnologia Wimax de comunicação de dados. Ou seja, será a primeira cidade do Brasil a utilizar a tecnologia da empresa telecomunicações canadense Nortel, uma das expoentes mundiais do mercado de infra-estrutura para telecomunicações e Internet. Com isso Angra poderá integrar o seleto grupo classificado de “Cidades Inteligentes”, com inclusão digital (acesso do cidadão à informática e à Internet gratuitamente) e automação de toda a Prefeitura interligada através de uma rede do Parque Manbucaba à Garatucaia.
Isso será possível graças a parceria da Secretaria de Integração Governamental, através da Subsecretaria de Informática com a Nortel. A empresa representada por seu gerente de Vendas e Projetos Especiais, Alexandre Salomão; pelo gerente de Vendas da Actar (empresa credenciada da Nortel), Renato Lucas e pelo gerente de Contas da Westcon, Rogério Almeida, apresentou todo o projeto criado especialmente para Angra dos Reis, cuja topografia (entre o mar e as montanhas), exigiu um grande empenho dos técnicos da empresa para a montagem dessa grande Rede Metropolitana, a primeira do Brasil, com tecnologia Wimax.
Acompanhado do Secretário de Integração Governamental, Roberto Peixoto; da Subsecretária de Informática, Liliane Salomão Fernandes; do Chefe de Gabinete do Prefeito, João Massad; do vereador e vice-presidente da Fecomercio, Essiomar Gomes e do presidente do PMDB em Angra, Marcos Silva, Fernando Jordão ficou entusiasmado com o projeto. O Prefeito já adiantou que quer tudo implantado ainda no primeiro semestre de 2008, já foi definido que processo começa em janeiro e estará pronto em junho. Ele disse que também vai buscar parcerias para diminuir os custos.
- Vou marcar uma reunião com a Eletronuclear e com a Fecomercio para apresentar o projeto e aumentar o número de parceiros para diminuir o investimento da Prefeitura, - avisou o Prefeito Fernando Jordão.
O custo do projeto gira em torno de 7 a 8 milhões de reais, a Prefeitura vai investir entre 3 e 3,5 de reais. O restante ficará a cargo da Nortel. A empresa se interessou em fazer o projeto de uma Rede Metropolitana de Internet para Angra dos Reis quando tomou conhecimento do interesse da Prefeitura em expandir os serviços que já utiliza e disponibiliza para a população, como o TECLAR, por exemplo. As características geográficas que dificultam uma rede cabeada e o nome da cidade, conhecido mundialmente, foram os grandes atrativos. Implantar uma rede de acesso, informação e serviços para a Prefeitura e a população é uma vitrine para a empresa. Será o primeiro investimento da Nortel no país nesse sentido e ela pretende usar o Município de Angra para divulgar seu trabalho mundialmente
Para a Nortel vencer esse desafio em Angra dos Reis será um referencial para a empresa. O projeto será executado em três fases. Na terceira a Prefeitura já poderá criar áreas de segurança com a instalação de câmeras de vigilâncias em pontos estratégicos do Município e criar áreas coletivas de acesso livre à Internet onde qualquer cidadão poderá acessar livremente a Internet através de seus computadores portáteis. Para realizar o trabalho físico a Nortel irá utilizar mão de obra local. Além de cobrir do Parque Mambucaba até Garatucaia a rede irá atingir a parte da Ilha Grande que é voltada para o continente. Mas o Prefeito Fernando Jordão pediu a elaboração de um projeto específico para a Ilha Grande.
- Vou entrar em contato com o IEF para saber se existe a possibilidade de levar o projeto para toda Ilha Grande, já que o equipamento tem que ser instalado no ponto mais alto da região que é protegida pelo órgão, - explicou Fernando Jordão.
O projeto possibilitará entre outros serviços, a instalação da Internet em todo o município. Facilitará a comunicação das secretarias, órgãos, fundações e autarquias do governo, inclusive dos postos de saúde, escolas municipais e subprefeituras, dando-lhes automação de serviços. Além é claro, de mais qualidade no atendimento na saúde entre outros serviços úteis à população. A idéia também é alavancar o turismo, pois o Município oferecerá mais segurança e informações de serviços. A novidade é a proposta do Prefeito é oferecer o uso da Internet gratuito para toda a população.
- Uma idéia a ser estudada é oferecer acesso doméstico gratuito à Internet para o contribuinte que estiver em dia com seus impostos, - revelou Fernando Jordão.