Com o apoio da Prefeitura, através da Fundação de Turismo de Angra (Turisangra) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), será realizado no próximo fim de semana, dias 30 de novembro, 1º e 2 de dezembro, no cais de Santa Luzia, o III Festival da Economia Solidária do Rio de Janeiro.
O evento é promovido pelo Programa Nacional do Comercio Justo e Consumo Consciente da Secretaria Nacional da Economia Solidária. No Estado do Rio, está à frente da organização o Fórum Brasileiro de Economia Solidária e, em Angra, a Rede de Economia Solidária do Município.
A economia solidária, chamada de comércio justo, é uma outra forma de organizar a produção, o comércio e o consumo com o objetivo de promover o bem viver de quem consome de quem produz.
Durante o evento será mostrado como acontece a economia solidária através da prática da comercialização de produtos e serviços. Também haverá um eco-banco com a circulação da moeda Cunhambebe, que vai circular apenas na área do festival. Também haverá oficinas e apresentação de danças. Uma praça de alimentação vai funcionar das 14h às 21h.
A abertura oficial do festival será na sexta-feira, dia 30, às 11h, com a apresentação do grupo infantil de percussão da Casa da Acolhida do Rio de Janeiro. Mas a partir das 10h, as pessoas poderão obter informações sobre os locais de horários das apresentações e das oficinas numa tenda de informações.
O III Festival Estadual da Economia Solidária conta ainda com o apoio do Sindipetro, da Livraria Trevo cultural e da Eletronuclear.