Revitalização das Trilhas da Ilha Grande

Entrega da sinalização das trilhas da Ilha foi feita durante festa dos 18 anos da Brigada Ecológica

Segunda-Feira, 17/12/2007 | .

A revitalização da sinalização das trilhas ecoturísticas da Ilha Grande foi entregue oficialmente pelo Prefeito Fernando Jordão na manhã de domingo,dia 16, na Vila do Abraão, durante a festa de comemoração   ao 18º aniversário da Brigada Mirim Ecológica, uma entidade ecológica e de caráter social que é composta atualmente por 78 jovens de diversas praias da ilha.
            Participaram do evento cerca de 50 “brigadistas” adolescentes, meninos e meninas entre 14 e 17 anos, a Secretária de Meio Ambiente da Prefeitura, Elizabeth Brito, o presidente da Brigada Mirim, Armando Kabin; representantes da empresa Vale e do Conselho de Desenvcolvimento da Baía da Ilha Grande; o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto da Prefeitura, Carlos Alberto Marcatti, dentre diversas outras autoridades.
            Foram feitas e recolocadas 198 novas placas com materiais, que não agridem ao meio ambiente, nas 16 trilhas que totalizam cerca de 120 km em torno da ilha. A revitalização das trilhas foi realizada através de parceria da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Angra, Companhia Vale, Brigada Mirim Ecológica, empresas Klabin e Tetra Pack.
            A Ilha Grande tem um conjunto de 16 trilhas principais oficializadas, organizadas, classificadas e sinalizadas com indicações de percursos, distâncias, tempos de caminhadas e principais atrativos naturais e culturais, descritos em português e inglês. Elas ligam todos os povoados e é possível caminhar tranquilamente por elas fazendo paradas em diversas praias.
            Iniciando o evento, o Prefeito Fernando Jordão chegou ao Abraão às 10 horas, visitou a sede da Brigada Mirim Ecológica, conversou com os jovens presentes e depois participou de uma caminhada até o Lazareto conhecendo a sinalização do circuito T1 que é composto por diversos atrativos. Logo após se dirigiu para o almoço em um restaurante do Abraão junto com os brigadistas e autoridades.
            Durante o almoço foi exibido um vídeo com as atividades desenvolvidas pela Brigada e as autoridades falaram sobre a importância da preservação das trilhas para o desenvolvimento auto sustentável da ilha.
            O Prefeito Fernando Jordão parabenizou os integrantes da Brigada Mirim presentes ressaltando a importância da participação deles na preservação da ilha e no projeto de revitalização das trilhas. Enfatizou que é de fundamental importância o envolvimento dos moradores da ilha em qualquer projeto a ser desenvolvido no local, “porque a Ilha Grande é um dos atrativos mais bonitos do planeta pelo conjunto formado por sua natureza e sua população caiçara”.
            Há dezoito anos a Brigada Mirim Ecológica vem desenvolvendo um trabalho de educação ambiental em toda a ilha envolvendo jovens estudantes da localidade. Para participar da Brigada, os jovens têm que estar estudando em escola da ilha e tendo bons resultados escolares. Eles desenvolvem atividades ligadas a informações turísticas e proteção e conhecimento ambiental.
            Durante o almoço, brigadistas como Denílson Lobato Moreno, 17 anos e Valdinéia Sacramento, 17 anos, ambos da Vila do Abraão, conversavam com os amigos e aprovaram a festa de maioridade da Brigada.
            - Gosto de participar dos eventos da Brigada porque aprendemos no dia a dia como nos portar diante da natureza. Conhecemos aqui quais os deveres e os direitos de todos nós em relação a preservação do meio ambiente. Temos direito de desfrutar de tudo que a natureza nos dá e devemos fazer a nossa parte para preservá-la assim bonita para as próximas gerações- acredita Denílson.
            Valdinéia Sacramento afirma que na Brigada ela ocupa o tempo ocioso, ganha incentivos para gostar da escola e aprende a conservar o local onde mora.
_ A Brigada é como uma importante casa para todos nós. Aqui aprendemos regras que precisamos seguir , aprendemos tudo sobre a natureza, sobre a beleza de nossas trilhas, praias e matas e sobre nossa história. Gosto muito de participar dos eventos. Eu estava suspensa porque desobedeci algumas regras. Mas agora estou de volta e não quero mais sair- disse ela. 
 

Secretarias relacionadas: