O Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) escolheu Angra dos Reis para lançar oficialmente o Catálogo Comentado de Literatura Infanto-Juvenil destinado a professores municipais, estaduais e federais. O lançamento aconteceu na noite de sexta-feira, dia 14, no Convento São Bernardino e inclui também a exposição “Patrimônio e Leitura” que mostra que o tema Patrimônio Cultural está frequentemente presente na produção literária, sem que seja preciso recorrer a textos de cunho didático para compreender seu significado.
A exposição Patrimônio e Leitura e o lançamento do Catálogo tem o apoio da superintendência Regional do IPHAN e do Escritório Técnico de Paraty. O Catálogo tem por objetivo ser um instrumento de apoio aos professores da rede pública para instigar o interesse dos alunos pelo tema patrimônio no seu processo normal de aprendizagem.
O subsecretário de Cultura, Marcelo Ramos, explicou que o Catálogo e a Exposição querem estimular a aproximação entre os campos da Literatura e do Patrimônio Cultural como mais uma caminho para a produção da memória do país. Essa memória constitui nosso patrimônio formado pelos bens materiais e imateriais que se referem à identidade, à ação e à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira.
A exposição “Patrimônio e Leitura” fica no Convento São Bernardino de Sema até o dia 31 de janeiro de 2008. O Convento está aberto de terça a domingo das 9h às 12h e das 14h às 17h com entrada franca.