Dia Mundial do Diabetes

14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes. participe das atividades que a Prefeitura promoverá no Município

Terça-Feira, 31/10/2006 | .

 
No dia 14 de novembro – Dia Mundial do Diabetes - a Prefeitura de Angra dos Reis, em parceria com a Federação Nacional das Associações e Entidades de Diabetes, vai realizar  em todas as unidades de saúde, inclusive nos PSFs - Programas de Saúde da Família - diversas atividades voltadas para toda a população, com o objetivo de fazer um levantamento  do número de diabéticos da cidade, cadastrá-los e encaminhá-los para um tratamento adequado na unidade de saúde mais próxima de sua residência.
Os trabalhos no Dia Mundial serão feitos pela Secretaria de Saúde, através da Coordenação de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, da Subsecretaria de Saúde em Vigilância, das 8h30 às 17h. A Prefeitura oferecerá gratuitamente para todos os interessados, teste de glicemia, aferição de pressão, e  um questionário que será respondido numa ficha. Se durante os testes, a taxa de glicose e  a de pressão estiverem fora do padrão normal, os dados irão para esta ficha e o paciente será encaminhado para uma consulta.
As ações serão integradas envolvendo jovens, adultos e idosos. A equipe de saúde que estará trabalhando nas unidades no dia 18, aproveitará a oportunidade para fazer levantamento sobre pacientes hipertensos e obesos e encaminhá-los para o Hiperdia – Programa de Controle à Hipertensão e Diabetes - que vem obtendo excelentes resultados no município.
 Através do Hiperdia, a Prefeitura já formou, na Japuíba, o primeiro grupo de trabalho com pessoas hipertensas. O próximo grupo será formado, no PAM, no Centro da Cidade. Os interessados devem procurar mais informações no Departamento de Ações Programáticas, da Secretaria de Saúde, na Rua Coronel Carvalho, ou pelo telefone (24) 3377-4563.
 O diabetes é um dos mais graves problemas de saúde pública causado pela falta absoluta de insulina no organismo. Quando isto ocorre a taxa de glicose no sangue cresce enormemente. Em 100 pessoas, de 7 a 9, são portadoras da doença, que é conhecida como doença silenciosa.
O diabetes não controlado pode provocar cegueira, enfarte, derrame, gangrena, doença renal e impotência sexual masculina. Mas todas essas complicações podem ser evitadas se o paciente fizer o tratamento adequado. Portanto, procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência no dia 14 de novembro, responda o questionário e faça os testes oferecidos. A prevenção e o controle são os melhores tratamentos para todos os diabéticos.

Secretarias relacionadas: