A Prefeitura de Angra dos Reis, através da Secretaria de Saúde - Sub-Coordenação do Programa de Vigilância Entomológica, vem realizando preventivamente durante todo este ano, nos bairros e principalmente em escolas, diversas ações de orientação para prevenção à proliferação do mosquito transmissor da Dengue, o Aedes aegypti. Além dessas ações de rotina no sábado, dia 18, cerca de 115 pessoas participaram do Dia D de Combate Nacional à Dengue, que atingiu todo Município.
Foram realizados trabalhos de panfletagem em todos os distritos da cidade. Foram montadas seis tendas fixas onde foram distribuídos materiais informativos e dadas explicações técnicas sobre o mosquito e a doença que ele transmite. As tendas estavam no Centro (duas na Praça Codrato de Vilhena), na Nova Angra (ao lado do Centro Comercial Nelsinho), no Posto de Saúde da Japuíba, em Jacuecanga (próximo ao Posto de Saúde), no Perequê (próximo ao Supermercado Esal) e no Centro do Frade.
Também teve Barreiras Epidemiológicas nas localidades de divisa da cidade: no Posto da Polícia Militar na Rodovia Saturnino Braga, na Serra D`Água e nos Postos da Polícia Rodoviária Federal em Jacuecanga e em Mambucaba. Nas barreiras, os agentes de saúde interpelaram as pessoas com questionários para saberem suas procedências, se eram moradores ou visitantes, se vinham de local onde a história de infestação de Dengue no último verão foi grande ou não e se traziam materiais que podiam estar infestados.
Nas localidades, onde no último verão, houve maior incidência de proliferação do mosquito transmissor da Dengue, principalmente nos primeiro e segundo distritos (Centro, Morros e Grande Japuíba), os agentes visitaram os pontos estratégicos (cemitérios e oficinas), fizeram tratamento nas caixas de águas e colocaram tampas em caixas d`água em locais de difícil acesso com apoio da Secretaria de Defesa Civil. O fumacê também participou do Dia D, foi feito no primeiro, segundo e quarto distrito.
Paralela às ações do Dia D, as Secretarias de Saúde e de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação vão trabalhar com as escolas da Rede Municipal Ensino, promoveram junto aos alunos um concurso de cartazes referentes à campanha. Os autores das melhores frases e melhores desenhos ganharão brindes e serão expostos nas tendas montadas nas comunidades.
Na Ilha Grande, O Dia D foi antecipado porque já é rotina da Secretaria de Saúde realizar separadamente do continente todas as outras grandes campanhas nas ilhas, como as de vacinação nacional, devido à infra-estrutura diferenciada que a localidade requer. Uma equipe de 15 agentes e educadores da Secretaria de Saúde foi para a Vila do Abraão, Ilha Grande, no dia 10 sexta-feira, realizar o Dia D. Vale lembrar que, a Ilha Grande não tem histórico de numerosos casos de Dengue. Mas como explicou o Secretário de Saúde, Amílcar Caldellas, a prevenção é o melhor remédio para que este quadro não sofra mudanças, já que o local é um dos pontos turísticos mais visitados no verão por pessoas de todo o mundo.
Ele também lembrou que independente de ser morador do continente ou das ilhas algumas medidas simples afastam a Dengue da sua casa, da sua rua, do seu bairro e do Município.
Em Angra Dia D de Combate á Dengue é todo dia. Portanto fique atento:
1-Quase todos os focos estão em residências.
2- Metade dos focos é encontrada em pratos de vasos sem areia.
3- É preciso eliminar as larvas.
4- Semanalmente faça uma busca em sua casa para eliminar os mosquitos. Não deixe ele se criar.
5- Jogue o lixo no lixo. Não jogue nos terrenos baldios, rios, ruas e em encostas.
6- Mantenha a caixa de água bem fechada.
7- Guarde as garrafas de boca para baixo.
8- Deixe os pneus em locais cobertos, ou então os fure.
9- Elimine qualquer tipo de água parada.
10-Receba bem o Agente de Saúde.