O setor portuário está em pauta nesta quinta e sexta-feira, dias 23 e 24, em Angra dos Reis. É que a Prefeitura Municipal de Angra dos Reis, através da Secretaria de Comércio, Construção Naval, Porto e Energia, está promovendo, no Instituto Serenar, na Rodovia Rio-Santos, km 495, no Pontal, o Encontro Municipal de Desenvolvimento do Setor Portuário.
A reunião foi aberta na manhã desta quinta-feira pelo Prefeito Fernando Jordão; pelo secretário Comércio, Construção Naval, Porto e Energia, Francisco José de Almeida; pelo superintendente da Secretaria de Estado de Energia, da Indústria Naval e do Petróleo (Seinpe), Paulo César Carneiro da Silva - representando o secretário da pasta, Wagner Victer, que não pôde estar presente; pelo presidente do Sindicato do Comércio de Angra (Sicomércio), vereador Essiomar Gomes; e pelo vereador Ricardo Dutra, representando a Câmara Municipal.
O objetivo do encontro é discutir as perspectivas para o setor portuário, do petróleo e do gás, além do comércio e do turismo. Segmentos econômicos de Angra, que estão interligados. A proposta é criar oportunidades de negócios, fomentar a geração de emprego e renda e discutir a relação entre essas atividades e o município.
O prefeito ressaltou a importância do encontro e desta secretaria, que foi criada em seu segundo mandato para dar uma atenção especial a estes setores.
- Temos que intensificar a discussão sobre o petróleo e o gás, que já é uma realidade em nossa economia com a partir da exploração da Bacia de Santos prevista para o ano que vem. E relação ao Porto de Angra, a gente precisa trabalhar com inteligência, ouvindo os trabalhadores. É isso que estamos fazendo hoje, abrindo o debate. Sabemos que o foco do porto é a movimentação de carga de longo curso e sou totalmente favorável a isso, mas também precisamos estar atentos às alternativas que surgem. O mais importante é que trabalhemos em conjunto nas alternativas econômicas para a cidade. Sem dúvida, o porto merece atenção especial porque, como sempre disse meu pai: “quando porto e pesca vão bem, a cidade vai bem porque o dinheiro é ganho aqui e gasto aqui pelas famílias da cidade” -, ressaltou Fernando, desejando um encontro que gere o debate sadio sobre o assunto.
O secretário de Comércio, Construção Naval, Porto e Energia, Francisco José de Almeida, lembrou que a criação desta pasta pelo governo Municipal já foi um grande avanço e que a idéia do encontro é para que seja um momento esclarecedor e gerador de idéias para o futuro econômico do setor portuário.
A importância do evento pode ser medida pelo quilate de seus participantes, como a Secretaria Estadual de Energia, Indústria Naval e Petróleo, a Gerdau, a AMBEV, a Saint Gobain (antiga Bárbara), a Petrobras, a FCA, a Cia. Docas do Rio de Janeiro, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), a Federação dos Trabalhadores Portuários e a Secretaria de Comércio e Indústria de Macaé, entre outros.
A primeira palestra desta quinta-feira foi proferida pelo superintendente de Seinpe, Paulo César Carneiro da Silva, que abordou o tema “A Visão do Governo do Estado”; depois o secretário de Comércio, Construção Naval, Porto e Energia, Francisco José de Almeida, falou sobre o “Desenvolvimento Econômico Local”. Já o presidente da Fundação de Turismo de Angra (Turisangra), Manoel Francisco, abordou a “Relação entre Turismo e Porto”, que segundo ele, é muito boa. “O Desenvolvimento e Investimentos na Área Portuária” foi o tema levantado pelo representante da AngraPorto Offshore, Fernando Stérea; e pelo representante da Ferrovia Centro Atlântica-FCA, Murilo de Mello Campos.
“A Visão do Governo para o Setor Portuário” foi abordada pelo representante da Cia. Docas do Rio de Janeiro, Antônio Carlos Soares Lima, e pelo representante da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Marcos Paulo Boagassian.
Após os ciclos de palestras da manhã e da tarde, um amplo debate com a participação de todos foi promovido, gerando questionamentos e propostas. Ao final do encontro será elaborado um relatório conclusivo de tudo que foi abordado que será encaminhado para a Comissão Nacional Portuária Permanente que trata dos assuntos do setor no país.
Programação:
Dia 24 – Sexta-feira
MANHÃ
8h30
Exportação e Importação
Os Interesses / Relação de suas atividades dentro do contexto Portuário Angrense
GERDAU - Marcelo Tiacci Schmitt
SAINT GOBAIN - Umberto Reis
9h50
Visão do Porto para os trabalhadores
FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES PORTUÁRIOS
10h30
COFFE BREAK
10h45
Relação Porto / Cidade
ABMP – Associação Brasileira dos Municípios Portuários
(Luiz Fernando Barbosa Santos)
11h15
Debates e Perguntas
12h30
ALMOÇO
TARDE
14h
Relação Cidade / Petróleo – Gás
Secretario Municipal de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Energia de Macaé - Alexandre Castanhola Gurgel
14h30
Plano Diretor de Logística de E&P da Petrobrás para a Região Sul-Sudeste
Petrobrás - Billy Graham
15h
COFFEE BREAK
15h15
Debates e Perguntas
16h30
Solenidade de Enceramento