Luta contra a Aids

Prefeitura fará campanha no Dia mundial de luta contra a Aids- 1º de dezembro

Quarta-Feira, 29/11/2006 | .

Primeiro de Dezembro é o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Para reforçar as informações de prevenção e tratamento à doença no município, a Prefeitura de Angra dos Reis, através do Serviço DST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde estará realizando durante todo o dia, campanha de prevenção distribuindo panfletos, informações sobre o teste de HIV e camisinhas gratuitamente para todoas as pessoas interessadas.
Nas unidades de saúde da rede pública, em frente às escolas do Centro e na Praça General Osório a campanha acontecerá das 9 às 17 horas. Em frente ao Estaleiro Brasfels, em Jacuecanga, a panfletagem será realizada às 6 horas da manhã, quando os funcionários estão chegando ao estaleiro. E para encerrar o evento de luta contra a Aids, a Prefeitura fará um show de encerramento com a Banda Xandy Dentro, das 18 às 20 horas, no Cais de Santa Luzia para chamar a atenção dos jovens, distribuindo também preservativos e panfletos de alerta sobre o assunto.
A Aids é uma doença infecto-contagiosa que continua a crescer no mundo. A prevenção é o melhor remédio. A Aids não se a pessoa portadora do vírus HIV fizer um acompanhamento médico preciso e tomar todos os cuidados necessários. O tratamento é gratuito e a Prefeitura fornece todo o atendimento necessário, desde médicos, medicação e acompanhamento psicológico. Todas as pessoas interessadas em fazer o teste podem fazê-lo, ele é gratuito. Em Angra o teste está disponibilizado para a população na sala 18 no Centro de Especialidades – antigo PAM, e em todos as unidades de saúde. O sigilo é garantido.
 Todas as gestantes também devem fazer o teste porque se for detectado que ela tem o vírus o bebê tem 90% de não contraí-lo se ela se cuidar durante todo o pré-natal.
Uma das formas de se prevenir contra a Aids é sempre usar camisinha durante os atos sexuais. Todas as pessoas interessadas em adquirir este tipo de preservativo gratuitamente devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para fazer um cadastro e pegar mensalmente uma cota de camisinhas. 
No Município hoje cerca de 380 pessoas estão em tratamento, entre adultos e crianças. Participe das ações e contribua com a distribuição de informações.
 
 

Secretarias relacionadas: