Abraão recebe transatlântico

Pela 1ª vez, um navio com 450 turistas estrangeiros faz parada na Vila do Abraão-Ilha Grande

Terça-Feira, 12/12/2006 | .

A Prefeitura de Angra dos Reis, através da Turisangra, Fundação de Turismo da cidade, preparou um esquema perfeito no domingo dia 10 de dezembro, para que o primeiro desembarque programado de um transatlântico na Ilha Grande, Abraão, ocorresse da melhor maneira possível, agradando turistas, o comércio e a população local. 
Segundo Manoel Francisco de Oliveira, presidente da Turisangra, para esta temporada que começou em novembro e termina em abril de 2007, a Prefeitura de Angra já preparou 3 pontos de fundeios (em frente ao Abraão, na Ilha da Gipóia e no Shopping Piratas Mall‘s) para receber inicialmente um total de 79 grandes navios que fazem cruzeiro pelo mundo e pelo Brasil. Até o dia 14 de abril de 2007 já estão confirmadas mais  cinco paradas de transatlânticos na Ilha.
- O Município só tem a ganhar com estes navios, por isso todo o trade turístico tem que se programar e junto com a Prefeitura fazer a melhor recepção possível para os turistas, pois serão cerca de 65 mil pessoas que passarão pela cidade para movimentar nossa receita e conhecer nossos atrativos, - explicou Manoel Francisco.
Na Vila do Abraão, como não poderia deixar de ser,  o desembarque foi um sucesso. Foi um domingo incomum e cheio de bons retornos. Os 450 passageiros estrangeiros do navio Ms.Insígnia, de bandeira americana, desembarcaram de manhã no novo Cais que foi totalmente refeito pela Prefeitura, sendo recepcionados com caipirinha e muita cordialidade pelo Convention & Visitores Bureau Ilha Grande, pela Associação dos Meios de Hospedagem da Ilha Grande. Além dos  funcionários da Turisangra que controlavam o desembarque no cais. Visitaram a ilha e só retornaram para o navio durante o final do dia. Pelo sorriso e encantamento dos turistas e de alguns tripulantes que também desceram para tirar fotografias e conhecer o local,  grande parte provenientes da Flórida, Texas e Canadá, conhecer um pouquinho da Ilha Grande, mesmo que somente por um dia,  foi uma experiência sem igual.
Não faltaram atividades para se fazer na Ilha Grande . Mergulho, saídas de lanchas e traineiras, e caminhadas em trilhas também fizeram parte do pacote de parada. Eles passearam durante todo o dia pela vila, fizeram compras, pararam nos bares e  desfrutaram de tudo de bom que a natureza lá  oferece.
Para Mara Taylor, da Flórida: "a  visão da Ilha Grande, lá da baía, por si já é uma aberração da natureza, parar  e conhecer um pouquinho dela, foi fascinante. Se tiver nova oportunidade, voltarei com certeza", disse ela, acompanhada da amiga Alexandra Coe que provou a caipirinha e gostou. "Parece com tequila mas é muito mais gostosa", aprovou Alexandra que anotou a receita.
 Outros  turistas optaram por conhecer algumas das belas praias da Ilha Grande e locais bucólicos como Lagoa Azul, Lagoa Verde ( também conhecida como Boqueirão), Enseada das Estrelas e Saco do Céu. Os passeios e roteiros foram definidos e fechados com as agências do Abraão, como a Phoenix, Água Viva e a Golfo. Segundo o empresário Alexandre Nicol, da Poenix, as agências legalizadas se uniram para atender os turistas e acertaram em cheio fazendo o trabalho conjunto oferecendo caminhadas, passeios de lanchas e mergulho. Ele explica que a tendência é melhorar mais ainda o atendimento aos próximos navios.
-Esta experiência foi muito positiva. Junto com a Prefeitura de Angra temos que nos preparar mais,  trazer mais intérpretes para receber um navio como esse, e trabalhar  com um um receptivo envolvendo também a população. Belezas naturais não precisamos arrumar, temos de sobra aqui na Ilha Grande, precisamos somente preservá-las para que elas continuem a ser apreciadas ,- afirmou ele.
O empresário Carlos Borges, da Pousada Água Viva , também se entusiasmou com a idéia de que o Abraão se firme como uma das paradas oficiais de transatlânticos no Brasil.
- Para todos nós do Abraão, da Ilha Grande e de toda Angra dos Reis, seja de pousada, todos tipos de comércio, artesãos ou barqueiros, a experiência é muito válida. Parando aqui, os turistas vão se encantar com a ilha e,  com certeza, voltarão para seus países e divulgarão nosso paraíso. E divulgar nossas belezas para o mundo é muito importante para a expansão do turismo nacional e local,- explicou ele.
Exemplo disso foi o de Peter TenEyck e Babsie Buchanan,  pai e filha americanos, que depois de desembaraçarem do Insígnia,  se encantaram a primeira vista pelo local e já estavam procurando informações sobre o aluguel de uma casa, em qualquer lugar da ilha, para passarem uma temporada de férias de 6 meses no Brasil.
- Achei a ilha muito linda. Fiquei encantado com o lugar. Me fez lembrar do local onde passei minha infância. Desta vez minha esposa não pode vir. Mas ela  pediu para procurar um local para nossas próximas férias e já escolhi, será aqui com certeza , disse Peter.
Uma boa surpresa para os guias de turismo foi encontrar uma brasileira dentre os passageiros do insignia.: Suely Mackie,  do Rio de Janeiro, e o esposo, o americano Keith. Eles passearam pela vila comeram pé-de-moleque, pipoca, brigadeiro e estavam radiantes.
- Estou há anos em Newport Beach, na Califórnia. Fui para os EUA trabalhar na Disney, me casei e fiquei por lá. Já fiz mais de 40 cruzeiros. Mas este está sendo maravilhoso, estou passeando pelo meu País. Nem acredito que vim parar na Ilha Grande. Sabia que aqui era demais. Eu não a conhecia, sempre tive este sonho. É bom registrar que esta parada deveria servir de exemplo para outras cidades. O cais é excelente,limpo, bonito, agradável  e a recepção idem. Aqui encontrei também todos os doces que gosto em um carrinho aqui na calçada, enfim  o local é um paraíso- disse a animada brasileira saboreando um pé-de-moleque.
As comerciárias Shirley e Rita , de uma loja de artesanato e roupas, não pararam um minuto durante o dia se desdobrando para atender com atenção e entender o que os turistas lhes pediam. Os turistas entravam nesta e muitas outras lojas a procura de camisas e souvenires  e saíam cheios de sacolas, agradando vendedoras como elas.
_ Estamos trabalhando muito para atendê-los bem. Gostei da experiência. São muito atenciosos. Param para conhecer cada peça de artesanato e se interessam.  Perguntam qual o material usado, se o artesão é daqui ou não e acabam levando o que lhes interessam, - afirmou a vendedora Shirley.
O próximo navio a desembarcar na Ilha será o Sland Star e a Vila do Abraão passará novamente por mais uma experiência diferente. O navio nesta temporada está fazendo apenas cruzeiro na costa brasileira e os turistas serão na maioria brasileiros. A temporada está a pleno vapor e a Prefeitura está preparada para receber os navios e os navios  estão chegando na cidade, próximo ao Shopping Piratas para conhecer também o continente e conhecer as demais belezas e patrimônios artísticos, religiosos e culturais de todo o município. Angra na verdade, como sempre lembra o Prefeito Fernando Jordão tem de tudo um pouco para oferecer a qualquer tipo de turista, seja nacional ou estrangeiro e de condições financeiras diversas."Sempre repito o que o navegante português Américo Vespúcio relatou em sua carta ao Rei de Portugal quando chegou pela primeira vez na baía de Angra: se Deus criou um paraíso na terra, com certeza ele é aqui.  E não tenho dúvidas, ele disse a mais pura verdade", assegura o Prefeito de Angra.

Secretarias relacionadas: