Policiais militares da 4ª Unidade de Policiamento Ambiental (Upam) estiveram na Monsuaba na terça-feira (22), por causa de denúncia de crime ambiental feita pelo Linha Verde, programa do Disque Denúncia voltado para o meio ambiente. O programa é um serviço conveniado à Prefeitura de Angra por meio da Secretaria Executiva de Segurança Pública do município. A denúncia falava sobre acúmulo de lixo e contaminação do solo, e, no local, os policiais encontraram um serviço de reciclagem feito sem licenciamento ambiental.
A atividade era feita na rua Abílio de Souza Araújo, onde havia o acúmulo de diversos materiais em 600m2 de área degradada. O responsável informou aos políciais que no terreno era realizada a separação de materiais e a estocagem, para que tudo fosse transportado por empresas especializadas, ainda que sem a licença necessária.
O responsável disse também que ainda estava dando entrada no pedido de autorização. Os policiais o conduziram à 166ª DP, de Angra, com base no artigo 60 da lei de crimes ambientais, que determina a exigência do licenciamento ambiental para a atividade, para que a ocorrência fosse registrada.
A população pode contribuir com a preservação ambiental. O Disque Denúncia de Angra tem na Linha Verde um canal específico para isso. O número é 0300 253 1177 (custo de ligação local). Outras opções são o aplicativo para celulares “Disque Denúncia RJ”, por onde se pode enviar fotos e vídeos, e ainda a fanpage do Disque Denúncia no Facebook (facebook.com/DisqueDenúnciaAngra). Pelo telefone, app ou fanpage, o anonimato é garantido.