Mais uma denúncia de crime ambiental foi relatada ao programa Linha Verde, do Disque Denúncia, programa conveniado à Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Segurança Pública. Desta vez, uma equipe da 4ª Unidade de Polícia Ambiental esteve nesta terça-feira (21), na Gamboa do Belém.
No terreno indicado na denúncia, os policiais puderam constatar o corte de diversas árvores de grande, médio e pequeno porte em uma área de preservação ambiental com aproximadamente 2.300 m2 de degradação, na zona costeira. Não foi observada nenhuma placa ou informação contendo licenças pertinentes para a atividade e os possíveis autores ou proprietários do terreno.
Com base no artigo 39 da lei de crimes ambientais, os policiais foram a 166ª DP para o registro da ocorrência.
Dados do programa Linha Verde mostram que, neste ano, até o dia de ontem (21/12), foram feitas 473 denúncias sobre crimes ambientais em Angra dos Reis, superando as 347 feitas em 2020. Deste montante, 104 foram sobre construção irregular, 85 sobre desmatamento florestal e 70 de extração irregular de árvores.
A população pode continuar contribuindo com o trabalho das autoridades, denunciando qualquer crime contra o meio ambiente em Angra dos Reis por meio de um telefone 0300 253 1177 (custo de ligação local) ou ainda pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ”. Em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.