Educação entrega metas de ensino para 2023

As metas foram entregues hoje a todos os 87 diretores do município com propostas para melhorar o ensino com nova metodologia para os 24 mil estudantes

Sexta-Feira, 28/04/2023 | .

O Dia Mundial da Educação, comemorado hoje, dia 28, foi marcado por um momento muito importante para a educação de Angra dos Reis. Todos os 87 diretores da rede municipal de ensino, participaram de uma cerimônia nesta sexta-feira para a entrega das metas educacionais para esse ano. Um momento marcado por muita expectativa por todos os representantes das escolas da cidade. Agora é a hora de colocar em prática novas modalidades de ensino.

- Agora estamos elaborando um plano de ação para buscar uma melhoria na qualidade da educação pública. Estamos inclusive com um projeto que já iniciamos que se chama “Estudante Falta Zero”, pois sabemos que a criança fora da escola não aprende. Então, estamos focados nisso e fazendo um levantamento dos resultados das notas dos alunos e das avaliações para trabalhar naquilo que precisamos melhorar. Essas metas são muito importantes, pois a tendência agora é melhorar a qualidade da educação – comentou Luciana Motta, diretora da Escola Municipal Nova Perequê.

O prefeito Fernando Jordão esteve presente no evento e se emocionou ao falar sobre a importância de investir, dedicar e se esforçar ao máximo para a educação no município, mesmo em meio às dificuldades do dia a dia para melhoria do ensino. Segundo o prefeito, para ter uma cidade mais segura, o primeiro passo é focar na educação.

- Só nessa semana eu visitei 5 escolas, pude ver de perto a dedicação dos diretores e professores. Muitas vezes as pessoas pensam que bom mesmo são só as escolas particulares, mas em Angra, estamos saindo na frente no ensino e fazendo uma grande mudança, investindo nos professores e ofertando benefícios aos estudantes, como é o caso do cartão educação que tem feito a diferença na cidade - afirmou o prefeito

As metas que foram entregues hoje a todos os diretores servem como um direcionamento para seguir ao longo do ano no Indicador de Desenvolvimento da Educação de Angra dos Reis (IDEAR), que apresenta dois índices: o bimestral e o anual. As metas propostas foram elaboradas com base nos resultados da prova Avaliar de 2022. Agora, a ideia é que esse ano o desenvolvimento do ensino possa ser ampliado, principalmente com a parceria recente com a Falconi Consultoria, tendo como objetivo implementar um modelo de gestão para resultados, firmando um compromisso para a melhoria dos índices educacionais do município.

- Hoje estamos reunidos aqui para tratar de um tema muito importante para a sociedade. A prefeitura de Angra, a secretaria de educação e as escolas reunidas estão recebendo as suas cartas de metas e nelas estão o principal objetivo que é melhorar a qualidade de educação em nossa cidade. As escolas poderão trabalhar com horizonte e um norte que possibilitam focar no que de fato apresenta melhorias na qualidade da educação dos nossos 24 mil estudantes – disse Paulo Fortunato, secretário de educação.