Aberta votação para o nome do novo sistema cicloviário

Até o dia 9 de maio, todas as pessoas podem participar escolhendo um nome para o projeto do novo sistema cicloviário do bairro Parque Mambucaba

Terça-Feira, 02/05/2023 | .

A Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria Executiva de Ordem Pública e Mobilidade Urbana, está planejando o novo sistema cicloviário para o Parque Mambucaba. Ainda em fase inicial, o projeto será desenvolvido pela Prefeitura de Angra, com o apoio da Iniciativa Mobilidade em Transformação, de forma coletiva com a participação da comunidade local.

O projeto está sendo elaborado de forma coletiva e participativa. O primeiro passo para essa construção é ouvir a população local e entender suas demandas em relação à bicicleta. A partir de hoje (2) e até o dia 9 de maio, todas as pessoas podem participar escolhendo um nome para o projeto do novo sistema cicloviário do bairro.

Entre os dias 12 e 13 de abril, a Prefeitura, apoiada pela Iniciativa Mobilidade em Transformação, realizou as primeiras reuniões de engajamento com associações, comerciantes, líderes religiosos e comunitários na sede da Secretaria Executiva do Parque Mambucaba. Esse foi só o início de uma série de atividades que serão realizadas durante o ano de 2023. Como um dos resultados dos primeiros encontros, foram apresentadas sugestões para o nome do projeto pelos próprios moradores.

SOBRE A INICIATIVA MOBILIDADE EM TRANSFORMAÇÃO

A Iniciativa “Mobilidade em transformação: pessoas que movem cidades“ foi idealizada em 2021 em uma parceria entre Cidade Ativa e Fundação Grupo Volkswagen, buscando incrementar a discussão sobre o tema da mobilidade urbana. Contempla atualmente um curso virtual, uma rede de formação continuada e a assistência técnica.

A Assistência Técnica é uma ação de apoio a municípios para a implementação de projetos de mobilidade urbana. Em 2023, a cidade escolhida para receber a Assistência Técnica foi Angra dos Reis, no bairro Parque Mambucaba.

O objetivo da Assistência é auxiliar no planejamento do sistema cicloviário de Mambucaba, que inclui a coleta e a análise de informações, a condução de atividades de engajamento, a facilitação do diálogo entre poder público e sociedade civil, o apoio ao detalhamento, implementação e acompanhamento de um projeto piloto de intervenção urbana e, finalmente, a consolidação de um plano de ação a médio e longo prazo.