Parque Mambucaba recebe Blitz Educativa

As atividades do Maio Amarelo seguem até a próxima quinta-feira (25) com blitz e simulados no trânsito

Segunda-Feira, 22/05/2023 | .

Na última sexta-feira (19), seguindo a programação do Maio Amarelo, a Secretaria de Ordem Pública e Mobilidade Urbana, através da Superintendência da Guarda Municipal e Operações de Trânsito, realizou uma blitz educativa no Parque Mambucaba. A ação contou com o apoio da Superintendência de Mobilidade Urbana e Transportes Concedidos e acompanhamento da iniciativa Mobilidade em Transformação, das organizações Cidade Ativa e da Fundação Grupo Volkswagen.

A blitz foi simbólica, com o intuito de fazer abordagens aos ciclistas pelos agentes de trânsito. Em seguida, os ciclistas foram encaminhados para uma tenda, onde responderam a um questionário, indicando desejos e desafios sobre mobilidade no Parque Mambucaba.


- Nesta ação da blitz educativa abordamos aproximadamente 400 pessoas, entre pedestres, ciclistas e motoristas, com distribuição de panfletos referentes a cada público com dicas e regras sobre a educação no trânsito. Foi um trabalho que teve uma boa inteiração entre os moradores do bairro, e esse é o principal objetivo da campanha, levar informações e orientações para se ter um trânsito mais seguro - disse José Aparecido da Silva Luís Santos, diretor de Estudos e Projetos de Educação para o Trânsito.

Enquanto responderam ao questionário, as bikes dos ciclistas foram revisadas por um mecânico da Ciclomar, empresa colaboradora local, que participou da ação.

Este ano, a campanha do Maio Amarelo completa 10 anos. Surgido no ano de 2014, o movimento é uma parceria entre órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito, órgãos públicos, empresas privadas e sociedade civil. O mês de referência mundial para as ações que objetivam reduzir o número de vítimas no trânsito surgiu quando, em maio de 2011, a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para a Segurança no Trânsito.

Nacionalmente, a campanha é organizada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, instituição social sem fins lucrativos que desenvolve ações voltadas à redução dos elevados índices de ocorrências no trânsito brasileiro. Este ano a ideia é falar sobre os desafios e os avanços para propor uma mudança no cenário alarmante de mortes e feridos diariamente no trânsito brasileiro.


PROGRAMAÇÃO :
- DIA 23/05 - Terça-feira – 09h30 - Blitz educativa com distribuição de material educativo
Local: Em frente a Escola Municipal Francisco Pereira Rocha – Morro da Cruz (ação terá apoio dos alunos da escola)

- DIA 24/05 – Quarta-feira – A partir das 9h – Simulado de Sinistros no Trânsito em três pontos da cidade: Cais Santa Luzia, Praça do Porto e Praça da Matriz.

- DIA 25/05 - Quinta-feira - Simulado de trânsito - Tema: Integração de Responsabilidade
Local: CEA
(ação terá apoio da Escola Optrans e transportadora Expresso Angrense)