Prova para o Conselho Tutelar é realizada neste domingo

Os aprovados na avaliação poderão concorrer a uma das dez vagas titulares para Conselheiro Tutelar do município em outubro

Domingo, 18/06/2023 | .

Foi realizada na tarde deste domingo (18), na Escola Municipal Júlio César de Almeida Laranjeira, a prova que concede candidatura a uma vaga no processo de escolha para o Conselho Tutelar de Angra dos Reis. O exame, realizado por 41 candidatos, foi organizado pela Fundação Getúlio Vargas a pedido do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania.

A prova contou com questões de língua portuguesa e de conteúdo técnico do Estatuto da Criança e do Adolescente. Esta foi a segunda etapa do processo para a convocação dos 10 novos Conselheiros Tutelares titulares para 2024. A primeira parte do processo foi o curso preparatório para a prova, realizado no dia 10 de junho. O resultado dos candidatos aprovados e aptos ao registro da candidatura será divulgado no dia 30 de junho. O candidato que for aprovado no exame estará apto a participar do processo de escolha que acontecerá no dia 8 de outubro. Além dos 10 titulares eleitos no processo de escolha, outros 10 candidatos ficarão com vagas de suplentes.

– Os candidatos que forem aprovados na prova poderão concorrer a uma das 10 vagas para Conselheiro Tutelar. Antes eram somente cinco, mas como o Estatuto permite cinco vagas a cada 100 mil habitantes e em Angra temos mais 200 mil, conseguimos dobrar o número de conselheiros. Além disso, estamos trabalhando para ter dois Conselhos, um no Centro e um no 4º Distrito, cada um com cinco integrantes – comentou Fábio Macedo, presidente do CMDCA.

Um dos candidatos credenciados para a prova foi o assistente social Valtair do Nascimento, eleito por duas vezes Conselheiro Tutelar em outras oportunidades.

– Estou na luta pelos direitos das crianças e dos adolescentes desde os anos 1990. Esta prova é um processo qualitativo que possibilita eleger Conselheiros que realmente passaram por instituições e tenham experiência para a função que estão almejando. A implantação de mais um Conselho Tutelar em Angra dos Reis em 2024 será uma grande vitória para as crianças e adolescentes do município – comemorou Valtair.