SAAE recomenda economia de água em 7 bairros

Abastecimento será realizado dia sim, dia não nos bairros Belém, Ribeira, Sapinhatubas 1, 2 e 3, Japuíba e Nova Angra

Sexta-Feira, 28/07/2023 | .

O Serviço Autônomo de Captação de Água e Tratamento de Esgoto (SAAE) realizará, a partir desta sexta-feira (28), o abastecimento intermitente de água em sete bairros: Belém, Ribeira, Sapinhatubas 1, 2 e 3, Japuíba e Nova Angra. A medida é necessária porque Angra passa por um período de estiagem, com pouca chuva, o que acaba resultando no baixo nível de água em barragens de captação da cidade.

Para as torneiras não ficarem secas, os moradores dos sete bairros precisam economizar a água armazenada na caixa d’água. A expectativa é que o fornecimento intermitente de água nos bairros Belém, Ribeira, Sapinhatubas 1, 2 e 3, Japuíba e Nova Angra dure até setembro, época prevista para o fim da estiagem.

Pelo planejamento do SAAE, os bombeamentos de água para os bairros do Belém e da Ribeira serão ligados nas noites dos dias numericamente ímpares (dias 1, 3, 5, 7, 9, 11,13, 15, 17, 19, 21, 23, 25, 27, 29 e 31) e desligados nas noites do dia seguinte. Ou seja, a água será bombeada para esses bairros durante 24h.

Nos bairros das Sapinhatubas 1, 2 e 3, os bombeamentos de água serão entre a manhã e a noite dos dias numericamente pares (dias 2, 4, 6, 8, 10, 12, 14, 16, 18, 20, 22, 24, 26, 28, 30). Nos bairros da Japuíba e da Nova Angra, os bombeamentos de água serão ligados nas noites dos dias numericamente pares (dias 2, 4, 6, 8, 10, 12, 14, 16, 18, 20, 22, 24, 26, 28, 30) e desligados nas noites dos dias seguintes. Ou seja, a água será bombeada para esses dois bairros durante 24h.

Na tentativa de melhorar o abastecimento de água em Angra, o SAAE tem feito obras de melhorias na rede adutora, como trocas da tubulação de 300 para 400 mm e retirada de areia das barragens para aumentar o nível de reserva de água. Mas é muito importante que os moradores economizem água.

Segundo o SAAE, o abastecimento intermitente de água nos sete bairros deverá permanecer até o fim do período de estiagem, em setembro deste ano. Atualmente, as barragens Cabo Severino, Banqueta e Grande Japuíba, que abastecem esses bairros, se encontram em estado crítico, com níveis muito baixos de armazenamento de água.

Essas ações emergenciais e provisórias estão sujeitas a alterações conforme a estiagem e podem ser estendidas a outros bairros, caso as chuvas na região continuem escassas durante o período de estiagem. O SAAE irá avaliar estender o fornecimento intermitente de água em bairros da cidade com barragens próximas de um estado crítico em seus níveis de água. É o caso do Parque Mambucaba, do Camorim Grande, do Camorim Pequeno e de Jacuecanga. Esses bairros são abastecidos pela água das barragens de Itapicu, Parque Mambucaba, B2 e Camorim Grande, que atualmente se encontram em estado de atenção.

Secretarias relacionadas: SAAE