Equipamentos, ruas e praças de Angra recebem ações culturais

Projetos foram aprovados nos editais do Fundo Municipal de Cultura

Terça-Feira, 01/08/2023 | .

Equipamentos públicos culturais de Angra dos Reis e ruas e praças da cidade estão recebendo as atividades culturais das ações aprovadas pelo Fundo Municipal de Cultura nos editais públicos deste ano, promovidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio. Foram mais de 80 projetos aprovados, totalizando mais de R$ 70 mil reais investidos em projetos culturais apresentados por fazedores de cultura do município. As ações tiveram início dia 26 de julho e a previsão para o término é no final de setembro.

De 1 a 5 de agosto, o músico Rodrigo Ykatz promove o projeto Música na Rua com apresentações na Rua do Comércio, Praça do Papão, Praça do Porto, Cais de Santa Luzia e Praça Zumbi dos Palmares, sempre às 9h.

Já no Centro Cultural Theóphilo Massad, de 1 a 15 de agosto, estará em exposição a mostra Caiçaras, do artista plástico Diogo Alves, com peças e obras artesanais, de quarta a sexta-feira, das 14h às 22h, e aos sábados e domingos, das 15h às 22h. Nos dias 7 e 8 de agosto, o artista oferecerá oficinas gratuitas de confecção e pintura de canoas caiçaras na Casa Larangeiras, das 14h às 17h.

A banda de música Jardim Sarmento, bastante conhecida na cidade por animar as festas tradicionais e religiosas, vai se apresentar dia 5 de agosto na Praça Zumbi dos Palmares e, dia 6, no Cais de Santa Luzia, sempre às 10h.

O artista Wallace Mari realiza, de 5 a 26 de agosto, o projeto “De Carnaval a Carnaval“, com oficinas de temas diversos relacionados ao carnaval. No dia 5 de agosto, o tema será Musicalidades – tambores do carnaval, às 14h. Dia 12 de agosto acontece a oficina com tema Comunidades – o carnaval comunitário, às 14h. Dia 19, o tema será Carnavalidades – Cultura e Carnaval. Também às 14h, e sendo finalizado no dia 26 de agosto, a oficina com tema Criatividade – economia criativa e carnaval. As oficinas acontecem na Rua Barra Mansa, 80, no Campo Belo, na sede da quadrilha Zé Raimundo, de forma gratuita.

O sineiro Alex Wandroski apresenta a oficina Toque dos Sinos no dia 8 de agosto, das 9h às 17h, no Convento São Bernardinho de Sena. O toque dos sinos em Angra dos Reis é uma forma de expressão sonora importante para anunciar rituais religiosos e a técnica será ensinada gratuitamente na data em questão.

Ainda no dia 8 será aberta uma exposição de manuscritos históricos datados do século XIX que retrata a vida cultural e religiosa das paróquias Nossa Senhora da Conceição – Centro –, Santíssima Trindade – Jacuecanga –, Nossa Senhora do Rosário – Vila Histórica de Mambucaba e Freguesia de Santana, na Ilha Grande. A mostra ficará aberta ao público de 8 a 22 de agosto, das 9h às 17h, no Convento São Bernardino de Sena, com entrada gratuita.