Ônibus da Saúde leva atendimento à população do Campo Belo

Atendimento ocorreu das 9h às 16h com a oferta de diversos serviços

Sábado, 05/08/2023 | .

Neste sábado (5), a Prefeitura de Angra iniciou um inovador projeto de ampliação do atendimento de saúde à população: o Ônibus da Saúde. Com uma equipe composta por enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde, a unidade móvel percorrerá todos os distritos do município para oferecer diversos serviços médicos às comunidades.

O primeiro bairro contemplado pelo Ônibus da Saúde foi o Campo Belo, que recebeu a unidade móvel de saúde na Rua Mangaratiba, ao lado da associação de moradores do bairro e próximo à praça local. O atendimento ocorreu das 9h às 16h com a oferta de diversos serviços. Os agentes comunitários de saúde desempenharam um papel essencial no projeto, realizando o cadastramento dos moradores da área e atualizando os cadastros existentes.

– A iniciativa do Ônibus da Saúde foi bem-sucedida hoje aqui no Campo Belo. Atendemos todas as pessoas que buscaram atendimento. Iremos estender o projeto para outros bairros. É muito importante proporcionar serviços médicos essenciais da atenção básica a toda a população de Angra dos Reis – frisou a enfermeira Maria Aparecida de Almeida, coordenadora da ação deste sábado.

Mulheres entre 50 e 69 anos tiveram a oportunidade de passar por consultas de enfermagem e saíram com solicitações para a realização de mamografias. Também foram ofertadas a vacinas contra a meningo ACWY para adolescentes de 11 a 14 anos e vacinas contra o HPV para jovens de 9 a 14 anos. Já os adultos a partir de 18 anos tiveram a chance de receber a imunização contra a influenza e a Covid.

Além disso, as famílias que recebem o Bolsa Família puderam realizar a pesagem e medição das crianças, critério necessário para o recebimento mensal do auxílio federal.

Para a definição das localidades que irão receber a unidade móvel de saúde, a Secretaria de Saúde levou em conta os cadastros dos moradores nas unidades de saúde e as localidades com baixa cobertura vacinal.

– Este projeto é maravilhoso, pois tem gente que trabalha durante a semana e só tem tempo no sábado para realizar esses procedimentos para a saúde. Está sendo muito bom para a comunidade – comentou a aposentada Maria Helena Nascimento, moradora do bairro.

No próximo sábado, dia 12 de agosto, das 9h às 16h, a unidade de saúde móvel estará presente na Vila Nova.

Secretarias relacionadas: Saúde