CEMEI Mambucaba participa da Semana da Educação Infantil

A programação segue com muitas atividades lúdicas e recreativas nas escolas de educação infantil até a próxima sexta-feira (25)

Quarta-Feira, 23/08/2023 | .

A Semana da Educação Infantil está repleta de programações, e esta quarta-feira, 23 de agosto, foi um dia com muitas atividades lúdicas no CEMEI do Parque Mambucaba. Os 322 alunos das 16 turmas participaram de oficinas de criação de brinquedos, que é uma forma de desenvolver o aprendizado fazendo o que as crianças mais gostam, que é brincar e se divertir.


- As crianças hoje produziram alguns brinquedos como peteca, balangandã, telefone sem fio, pipa, entre outros que têm feito a alegria das crianças. São atividades pedagógicas que auxiliam no desenvolvimento dos nossos alunos, e isso tem sido muito enriquecedor. Essa semana elaboramos uma programação extensa, e estamos trabalhando ainda mais o direito de aprendizagem e inteiração das crianças – comentou Priscila Dias, diretora-geral do CEMEI Parque Mambucaba.


Raquel Santos de Jesus, aluna do CEMEI de apenas 4 anos, ficou muito feliz com o brinquedo novo que aprendeu a fazer em sala de aula.

- Eu gosto muito de brincar e hoje eu fiz uma peteca com papel e vou brincar muito com ela aqui na escola e vou levar para minha casa. Aprendi fazer também uma boneca, gostei bastante dessa atividade – comemorou a estudante.


A Secretaria de Educação, Juventude e Inovação (SEJIN) está promovendo a Semana da Educação Infantil, e até a próxima sexta-feira (25) ocorrerão diversas atividades nas 46 unidades de Ensino Infantil e nos 18 Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs), que totalizam 6.625 alunos de 0 a 5 anos. Na programação estão salas temáticas e interativas, cine pipoca, teatro de fantoches, jogos, brincadeiras, roda de conversa, entre outras atividades, inclusive com a participação dos familiares dos alunos.


Instituída pela Lei Federal nº 12.602/2012, a ação faz referência ao Dia Nacional da Educação Infantil, celebrado em 25 de agosto, data de nascimento da fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns (1934-2010). O intuito das práticas educacionais até os 5 anos é complementar a ação da família e da comunidade. Nessa fase, a abordagem pedagógica exige planejamento e cuidado para que “o brincar” esteja entre as práticas que irão colaborar para o desenvolvimento integral da criança.