Saúde realiza terceiro mutirão de catarata no ano em Angra

Operações começaram a ser realizadas no dia 1º de setembro e vão até o dia 3 do mesmo mês, no Estádio Municipal Jair Toscano de Brito

Sexta-Feira, 01/09/2023 | .


Trezentos e cinquenta operações de catarata estão previstas para acontecer entre esta sexta, 1 º de setembro, e domingo (3), em mais um mutirão oferecido pela Prefeitura de Angra. Os pacientes foram previamente agendados após passarem por avaliação em posto de saúde da cidade e, posteriormente, pelo setor de oftalmologia do Hospital Municipal da Japuíba (HMJ), onde é constatada a necessidade da cirurgia.

Na quinta-feira, 31 de agosto, começaram a ser efetuadas as biometrias oculares – exames de rotina – nos pacientes que vão passar pela operação. Nesta sexta-feira (2), estão previstas 150 operações, assim como no sábado. No domingo, 3 de agosto, as 50 últimas intervenções cirúrgicas serão realizadas no estádio, que ainda receberá os pacientes operados na segunda-feira, 4, para exames pós-operatórios.

Os prognósticos relacionados ao pós-operatório são muito positivos, já que as operações devolvem autonomia àqueles que passam pela cirurgia. Em cerca de 90 dias, a visão da pessoa já está melhor, oferecendo mais qualidade de vida ao paciente. Até maio deste ano foram feitas 629 cirurgias de catarata no município, por meio dos mutirões. Com esta nova ação, caso todas as cirurgias previstas sejam efetuadas, o número chegará a 979.

– Estou muito satisfeito com essa cirurgia. É a segunda vez que eu faço, e estou me sentindo ótimo. Não tenho como agradecer a toda a equipe médica que me atendeu tão bem – declara o militar da reserva Emerencio Nazário, de 84 anos, morador da Nova Angra.