Espaços culturais de Angra recebem novas exposições

Mostras anteriores bateram recorde, com cerca de 10 mil visitantes no primeiro semestre

Terça-Feira, 05/09/2023 | .

A temporada de exposições nos espaços culturais da cidade vive dias de visitação recorde neste primeiro semestre de 2023. As mostras da Casa de Cultura de Angra Poeta Brasil dos Reis, do Museu de Arte Sacra, da Casa Larangeiras e do Centro Cultural Theophilo Massad receberam, juntas, cerca de 10 mil visitantes.

O destaque fica com a mostra “Angra das Artes”, da Casa de Cultura, que foi visitada por 6 mil pessoas de março a agosto, um número recorde em toda a história do espaço. Essa exposição reuniu dezenas de peças de diversos artistas da cidade nas mais variadas formas de artes plásticas, artesanato, fotografias e esculturas, contando com a curadoria da renomada Cristina Mazedo, gestora cultural da Associação Paraty Cultural, responsável por grandes exposições e mostras culturais de sucesso no município vizinho.

A Casa Larangeiras abrigou duas exposições: “Angra: patrimônio da humanidade”, de Alda de Assis, e a “6ª Mostra de artes e cultura guarani e outros povos indígenas”, de Arundo Terceiro, que receberam mais de dois mil visitantes. No Centro Cultural Theophilo Massad, o hall de entrada que abriga as mostras recebeu a visita de mais de mil pessoas. No Museu de Arte Sacra, o mais procurado dos espaços por moradores e turistas, o primeiro semestre também bateu recorde de visitação com 1.100 assinaturas no livro de presença.

O secretário de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara, festeja a visitação recorde dos espaços e já anuncia as novidades para o segundo semestre.

– Nossas exposições neste ano estão maravilhosas. A Casa de Cultura de Angra reabriu com uma mostra nunca vista em termos de variedade cultural. O Museu de Arte Sacra já tem a beleza arquitetônica da igreja da Lapa; a Casa Larangeiras é o cartão-.postal desse conjunto histórico da Praça do Peixe, e o Centro Cultural mantém seu público aliando visita às exposições e aos espetáculos teatrais. Agora estamos trabalhando no processo de curadoria para a abertura da Casa de Cultura Constantino Cokotós, na Ilha Grande que será inaugurada em breve com uma linda exposição e com várias atividades culturais para moradores e turistas – declarou o secretário Andrei.

Para o segundo semestre de 2023 a agenda já está praticamente fechada em todos os espaços e a expectativa é receber ainda mais visitantes. Na Casa Larangeiras, o Ateneu Angrense de Letras e Artes abre nesta terça-feira, 5, a exposição comemorativa “Casas que habitei”, em homenagem aos 50 anos da entidade. A mostra vai até o dia 15 de setembro e traz um resumo das casas e prédios onde o Ateneu foi instalado desde a sua fundação, fazendo um passeio por prédios históricos da cidade. A Casa Larangeiras fica aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos das 9h às 13h.

O Museu de Arte Sacra também está com exposição nova a partir de quinta-feira, 7, com a mostra “Sentidos”, que tem a curadoria da diretora Luciana Praça, trazendo uma coletânea de objetos do acervo escolhidos pelos próprios servidores da casa com olhar e sentido pessoal para cada peça.

– Essa mostra é inédita. Sempre contamos a história do nosso acervo para os visitantes com o olhar dos escultores das imagens e dos objetos. Nesta mostra, os servidores escolheram as peças e colocaram o seu olhar, o seu sentimento – informou a curadora Luciana.